Educação

Conde realiza Virada da Educação em escolas de comunidade quilombola

A proposta de realizar a Virada Educação tem como objetivo promover e fortalecer o território educativo do Gurugi-Ipiranga como local de prática e experiência, contemplando e valorizando uma série de outros saberes

Esta é a 1ª edição da Virada Educação na comunidade quilombola do Gurugi-Ipiranga, na cidade do Conde-PB, as atividades envolvem a participação de duas escolas públicas, entre outros equipamentos culturais e espaços públicos, no dia 27 de outubro de 2017.

A proposta de realizar a Virada Educação tem como objetivo promover e fortalecer o território educativo do Gurugi-Ipiranga como local de prática e experiência, contemplando e valorizando uma série de outros saberes. As atividades da Virada são realizadas de forma voluntária a partir da adesão espontânea de pessoas interessadas em compartilhar experiências e saberes e são oferecidas gratuitamente para a comunidade.

A programação é constituída de diálogos, vivências, oficinas, trilhas, mostra de filmes e apresentações artisticas.

No dia 27 de outubro, iniciaremos as atividades da Virada com o Cortejo cultural que seguirá pelas ruas do Gurugi-Ipiranga com música e poesia. As escolas municipais José Albino Pimentel e Lina Rodrigues estarão abertas com atividades ao longo do dia. Haverá encontros como o diálogo “Eu me incluo, você me inclui, nós nos incluímos”, com Getúlio Martins, às 10h, na CRAS do Gurugi, sobre Arte, educação e inclusão e muitas atividades brincantes, como a presença do palhaço

Tio Janjão com teatro-brincadeiras, às 11h. Além das atividades nas escolas, serão realizadas trilhas-vivencias para que os participantes possam percorrer e descobrir o território quilombola, como o passeio que acontecerá para a sede do Coco Novo Quilombo. À tarde, na Escola Lina Rodrigues a prefeitura municipal do

Conde promoverá uma vivência com o grupo Bongar, às 17h. O Bongar é composto por seis jovens integrantes do terreiro Xambá do Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda. O grupo foi fundado em 2001, com o propósito de levar aos palcos a tradicional festa do Coco da Xambá, que se realiza na comunidade há mais de 40 anos, no dia 29 de junho.

A Virada Educação-Conde é realizada pela Semente Cinematográfica, Escola Municipal José Albino Pimentel e Escola Municipal Lina Rodrigues, com o apoio da Prefeitura Municipal de Conde e em parceria com a Amora Produções e o Movimento Entusiasmo.

Virada Educação – A Virada Educação é um projeto sobre provocar novas apropriações de um território em direção à construção coletiva de uma comunidade mais conectada, que percebe o aprender e o ensinar espalhados por todos os lugares.

A primeira edição da Virada aconteceu no Centro de SP em 2014 e é realizada pelo Movimento Entusiasmo. Desde 2015, a Virada Educação é realizada em outros territórios de São Paulo e outras cidades por grupos independentes ao Movimento Entusiasmo.

Fonte: WSCOM