ALIADOS?

Novo governo do México decide apoiar política de fronteira dos EUA

Presidente Andrés Obrador assume no dia 1º de dezembro. Mexicanos que quiserem refúgio nos EUA deverão esperar decisão no país natal

O futuro governo do México concordou em apoiar o plano do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para mudar a política de fronteira entre os dois países. Pela nova proposta, quem quiser se refugiar nos Estados Unidos terá de esperar no México enquanto o processo segue pelos tribunais norte-americanos.

O acordo foi divulgado pelo jornal Washington Post neste sábado (24).

Com base em informações de autoridades próximas do futuro presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, o jornal disse que o acordo vai alterar as regras atuais e deve ser um novo obstáculo para os migrantes centro-americanos.

López Obrador vai assumir a presidência do país em 1º de dezembro.

A futura ministra do Interior do México, Olga Sanchez Cordero, disse ao Washington Post que o plano era uma solução de “curto prazo”.

“A solução de médio e longo prazo é que as pessoas não migram”, disse Olga.

Caravana

Por meio de caravana, milhares de migrantes estão passando pelo México para chegar aos Estados Unidos com o objetivo de fugir da violência e da pobreza.

No início do mês, o presidente Donald Trump assinou uma ordem que impede a concessão de refúgio para os imigrantes que entrarem ilegalmente nos Estados Unidos. A ordem também suspendeu por 90 dias a entrada de imigrantes pela fronteira com o México.

Fonte: G1
Créditos: G1