Sesc realiza última etapa do projeto Sesc Partituras em Guarabira

O Sesc Paraíba realiza no próximo dia 12 de setembro, na cidade de Guarabira a terceira e última etapa do projeto Sesc Partituras, apresentando um concerto com as obras do compositor paraibano Reginaldo Carvalho, um dos pioneiros da música eletroacústica no Brasil. O evento acontece às 19h, no Sesc Guarabira e as composições serão interpretadas pelo Coro de Câmara de Campina Grande. A entrada é gratuita e aberta a quaisquer interessados.

partituras_capaO Sesc Paraíba realiza no próximo dia 12 de setembro, na cidade de Guarabira a terceira e última etapa do projeto Sesc Partituras, apresentando um concerto com as obras do compositor paraibano Reginaldo Carvalho, um dos pioneiros da música eletroacústica no Brasil. O evento acontece às 19h,  no Sesc Guarabira e as composições serão interpretadas pelo Coro de Câmara de Campina Grande. A entrada é gratuita e aberta a quaisquer interessados.

O projeto Sesc Partituras 2015, na Paraíba, homenageia este compositor, ainda pouco conhecido do público local, mas de grande relevância para a música brasileira. O Coro de Câmara de Campina Grande aparesenta  neste recital composições sacras e seculares do compositor Reginaldo Carvalho. Iniciando o programa, o grupo interpreta obras originais e sacras, escritas entre 1947 e 1979. Na segunda parte, o foco são os arranjos baseados em melodias populares, recolhidas em diferentes manifestações culturais em várias partes do País. O encerramento do concerto é dedicado à interpretação de obras seculares originais, a exemplo da canção Lo Paranã, composta em Recife/PE (1945), sobre o tema dos índios caiapós.Por meio do Sesc Partituras, essas obras ficarão preservadas, contribuindo para a difusão da memória musical brasileira.

partituras_reginaldoNascido na cidade de Guarabira em 1932, o compositor Reginaldo Carvalho estudou música com Villa-Lobos, Paul Le Flem e Pierre Schaeffer, e foi considerado um dos pioneiros no campo da música eletroacústica brasileira, nos anos 60. O músico exerceu intensa atividade como professor, regente e compositor, possuindo vasta obra dedicada à música vocal e instrumental, para solistas e diferentes formações de câmara, música sinfônica e para bandas, bem como trilhas para cinema, rádio e televisão. Somam-se ainda, os muitos arranjos feitos sobre melodias populares ou não, religiosas ou laicas, folclóricas ou eruditas.

O Sesc Partituras é um projeto que tem como objetivos preservar, difundir e democratizar o acesso ao patrimônio musical brasileiro. É uma biblioteca virtual de música composta por um acervo de partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração. Todas as obras apresentadas neste concerto terão suas partituras disponibilizadas integralmente na página www.sesc.com.br/sescpartituras. Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem entrar em contato através do número (83) 3208-3194.

Fonte: Ascom