O GRANDE PARAIBANO: O filme mais esperado dos últimos anos, “Chatô, o Rei do Brasil” vem aí - Por Lúcio Vilar

chatô editado

 

“Chatô” vem aí

O filme mais esperado dos últimos dezesseis anos, “Chatô, o Rei do Brasil”, dirigido pelo ator Guilherme Fontes e com elenco estelar (Letícia Sabatella, Leandra Leal, Marco Rica e Paulo Betti, entre outros) tem sua estreia finalmente agendada: dia 19 de novembro. Inicialmente apenas Rio e São Paulo, seguido de outras capitais do sudeste, sul e nordeste até o mês de dezembro.

Essa é a novidade dos últimos dias, mas o que certamente o leitor ainda não sabe é que João Pessoa poderá ser uma das primeiras capitais nordestinas a receber o filme na abertura do Fest Aruanda Ano X, dia 10 de dez. Essa, pelo menos, é a articulação da produção, em São Paulo, para trazer além do diretor, o autor da obra que deu origem à cinebiografia, Fernando Morais.

Ele participará de debate ao lado de Fontes e docentes de História da UFPB/UFPE sobre o personagem mais controverso da história política e das comunicações no Brasil até hoje. Nesse sentido, seria de bom tom que instituições como a Assembléia Legislativa da Paraíba e Câmara Municipal somassem esforços nessa empreitada, afinal, Assis Chateaubriand foi senador da República pela Paraíba em 1955 e sua história se resgata, agora com novos contornos, através do cinema.

O diretor ‘vibrou’ com a ideia de travar interlocução com docentes e pesquisadores universitários, especialmente na terra de seu personagem central (Assis Chateaubriand). Aliás, um ‘detalhe’ que tantas vezes detectamos ausente nas gerações mais novas; demasiadamente plugadas nos artefatos tecnológicos e distantes das referências locais e históricas mais relevantes.