'Caravanas'

Chico Buarque canta com netos, cita Tinder e usa funk em novo disco

Tudo que fez Chico ser Chico está lá: seu capricho com os versos, sua voz ligeiramente aguda, suas melodias e seus sambas

O novo álbum de Chico Buarque, “Caravanas”, só será lançado na sexta-feira (25) e já virou alvo de pedradas e elogios. Tudo por causa do único single divulgado até o momento, “Tua Cantiga”.

A faixa foi acusada nas redes sociais de ser machista. Na letra ele canta sobre um homem que promete à amante largar a família para ficar com ela. Em resposta às críticas, o cantor escreveu no Facebook: “Será que é machismo um homem largar a família para ficar com a amante? Pelo contrário. Machismo é ficar com a família e a amante”.

Tudo que fez Chico ser Chico está lá: seu capricho com os versos, sua voz ligeiramente aguda, suas melodias e seus sambas. Sim. Este é um disco do Chico, mas claramente também é um esforço do artista em botar na rua um trabalho atual.

Os exemplos estão aí: ele gravou a faixa “Dueto” com sua neta Clara Buarque, 18, filha de Carlinhos Brown, e se mostra “antenado” ao brincar saber mexer no Google, Tinder, Facebook, WhatsApp, Snapchat, Telegram, Skype e até Orkut!

O outro neto, Chico Brown, 21, também filho de Carlinhos, participa da faixa “Massarandupió” tocando guitarra numa letra com rimas e redondilhas típicas do compositor.

E tem também o Instagram. Para lançar o álbum, Chico Buarque abriu uma conta na rede social onde tem publicado várias fotos e vídeos com os bastidores das gravações. Teve até memes com a capa do clássico “Chico Buarque de Hollanda” (1966).

Seu último disco de inéditas, “Chico”, foi lançado há seis anos e este novo chega com apenas nove faixas, sendo apenas sete inéditas que começaram a ser escritas depois de 2015.

Após a audição, a impressão que fica é que única polêmica possível neste álbum não vem de suas letras “ultrapassadas” e sim da escassez de novas músicas inéditas.

Serviço:

“Caravanas”
Preço: 
R$ 30 (álbum físico)
Lançamento: sexta-feira (25) em todos os serviços de streaming

Fonte: UOL