folia de rua

Charme e elegância: 'Cafuçu' desfila no Centro Histórico de João Pessoa

cafuçu

Penúltimo dia do Folia de Rua, esta sexta-feira (9) vai contar com o desfile do bloco mais brega de João Pessoa, o ‘Cafuçu’. A concentração começa às 20h em três locais diferentes, o Ponto de Cem Réis e as Praças Dom Adauto e Rio Branco. O ‘Cafuçu’ de 2018 homenageia Maria do Socorro Mendes, mais conhecida como Corrinha, a eterna rainha do bloco, que morreu em janeiro.

Este ano, o bloco chega a sua 29º edição e conta com a apresentação dos Djs Brazinha, Naza e Dj Ian Kylt, além das bandas “Varal de Cabaré” e “Brega é Você”. Após a meia noite, doze orquestras de frevo puxarão o cortejo do bloco pelas ladeiras do Centro Histórico da Capital, em direção à Praça Antenor Navarro, no Bairro do Varadouro.

Para o coordenador da agremiação, Buda Lira, a homenagem a Corrinha já acontece naturalmente. “Por onde a gente passa o pessoal pergunta sobre ela. Corrinha vai ficar muito na nossa lembrança e é importante alimentar essa presença dela para projetá-la por mais tempo. Não só agora no desfile desse ano, mas sempre estaremos buscando uma forma de reverenciá-la”, afirma.

O bloco criado em 1989 foi responsável pela fundação do maior projeto de prévia carnavalesca em João Pessoa, o Folia de Rua, em 1992, e da Associação Folia de Rua, em 1996. No início, a agremiação saia nas praias do Cabo Branco e em Tambaú, com trios elétricos e orquestras de frevo. Mas foi em 1997 que foi transferido para o Centro Histórico, desde então, o desfile acontece exatamente na sexta-feira que antecede o sábado de carnaval.

Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Jornal da Paraíba