Cícero já decidiu o que fará na campanha: senador percorrerá a pé os canais da transposição do São Francisco

POR JOSIVAL PEREIRA

Cícero já decidiu o que fará na campanha: senador percorrerá a pé os canais da transposição do São Francisco

Demorou, mas acabou-se o mistério. O senador Cícero Lucena (PSDB) já decidiu o que fará durante bom período da campanha eleitoral. Nem candidatura própria a deputado federal, nem campanha presidencial para Aécio Neves. Enquanto os candidatos estiverem se esfolando em ataques e na perseguição aos eleitores, Lucena vai pôr a mochila nas costas e fará uma longa caminhada como as que costuma fazer em busca de Santiago de Compostela.
Desta feita, o cenário da caminhada será o Nordeste seco. Cícero Lucena decidiu percorrer a pé o percurso do canal da transposição do Rio São Francisco. Ao todo, o projeto de transposição tem 620 quilômetros, divididos em dois eixos – o Eixo Leste com 220 Km, que entra na Paraíba pela região de Monteiro, e o Eixo Norte, com 400 Km, que entra na Paraíba pelo município de São José de Piranhas.


Não se sabe ainda se o senador Cícero Lucena percorrerá em sua caminhada os dois eixos ou se escolherá apenas um. Há motivos para percorrer os dois. O Eixo Leste está no projeto por sugestão do próprio Cícero quando era Ministro da Integração. Já o Eixo Norte atinge a Paraíba na terra natal de Cícero, São José de Piranhas, que ele ainda chama de Jatobá, a antiga denominação.
O que se sabe é que Cícero pretende fazer algum barulho nesta sua empreitada peregrina. A caminhada seria toda registrada em vídeo e fotografias e ganharia ampla divulgação. O plano é o de criação de uma página na internet para divulgação de toda caminhada. O próprio Cícero deverá narrar o que for encontrando ao longo do canal, denunciando problemas, entrevistando pessoas e narrando fatos e singularidades do caminho.
O senador Cícero Lucena deverá se fazer acompanha por assessores, inclusive um de imprensa, e amigos.

por Josival Pereira