
Estão abertas até 31 de julho as inscrições para o 31º Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer e incentivar a produção científica de estudantes e pesquisadores brasileiros, com foco na busca de soluções para desafios contemporâneos.
O tema da edição de 2025 é “Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”.
A proposta é estimular o desenvolvimento de pesquisas que contribuam com a mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, por meio de soluções sustentáveis, novas tecnologias e abordagens interdisciplinares.
A premiação está dividida em cinco categorias: Mestre e Doutor; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio; Mérito Institucional e Mérito Científico.
Entre os prêmios estão bolsas do CNPq, laptops e valores em dinheiro que variam de R$ 12 mil a R$ 40 mil. Orientadores dos trabalhos também são contemplados.
Quem pode participar:
- Mestre e Doutor: estudantes de mestrado e doutorado, mestres e doutores com até 39 anos em 31 de dezembro de 2025.
- Estudante do Ensino Superior: alunos de graduação ou recém-formados a partir de 1º de janeiro de 2024, com menos de 30 anos até o final de 2025.
- Estudante do Ensino Médio: alunos regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino médio, profissional e tecnológico, com até 25 anos.
As categorias Mérito Institucional e Mérito Científico reconhecem, respectivamente, instituições com maior número de trabalhos de destaque e pesquisadores com contribuições relevantes à área temática da edição.
Criado em 1981, o Prêmio Jovem Cientista já reconheceu mais de 194 pesquisadores e estudantes, além de 21 instituições de ensino superior e ensino médio ao longo de 37 anos.
As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site jovemcientista.cnpq.br.