Bastidores

Wilson Santiago fala de interesse do Republicanos em Romero e pretensões do partido para 2026

foto: Polêmica Paraíba

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta segunda-feira (17), o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) falou do interesse do seu partido, o Republicanos, em uma possível filiação do também deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) e sobre os interesses da legenda para as eleições de 2026.

“Todo partido político quer crescer. Romero está nessa mira por todos reconhecerem essa importância dele. E o Republicanos quer crescer, participar do quadro político da Paraíba”, falou, ao elogiar Romero como o indivíduo político (excluindo então os grupos) mais importante de Campina Grande.

Perguntado sobre a posição do Republicanos em âmbito nacional, Santiago disse que o partido está, assim como os demais, divididos na questão, com alas defendendo a gestão do presidente Lula (PT) e outras criticando.

Especificamente sobre o Republicanos, o parlamentar disse que a direção nacional disse respeitar figuras que defendem ambos os lados.

“Nós decidimos isso em reunião. Com essa decisão de alguns terem posicionamentos divergentes de outros, foi quando se decidiu permanecer com a independência, porém respeitando aqueles que apoiam o próprio governo”, explicou.

Santiago também comentou da possibilidade que foi levantada pela imprensa nacional neste fim de semana de que a Paraíba e alguns outros estados poderiam diminuir sua bancada na Câmara Federal. Para ele, não há previsão constitucional para essa mudança, pois recentemente o Supremo Tribunal Federal (SFT) decidiu por permanecer com a contabilidade atual.

“Não tem nenhuma justificativa constitucional que determine perder bancada”, emendou.

Por último, sobre eleições futuras, Santiago disse que o Republicanos segue firme no apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena (PP) à prefeitura de João Pessoa.

Já para o pleito de 2026, quando se especula que o Republicanos terá candidatura própria ao governo, Wilson disse que existe a possibilidade sim de o partido lançar candidatura majoritária, podendo ser para governador ou senador, com a figura do deputado federal Hugo Motta como potencial candidato a qualquer um dos dois cargos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba