Placar

VOTO IMPRESSO REJEITADO: saiba como votaram os deputados federais da Paraíba

Da Paraíba, somente os deputados Ruy Carneiro (PSDB), Edna Henrique (PSDB) e Julian Lemos (PSL) votaram a favor da PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19), que foi apreciada nesta terça-feira na Câmara dos Deputados.

Da Paraíba, somente os deputados Ruy Carneiro (PSDB), Edna Henrique (PSDB) e Julian Lemos (PSL) votaram a favor da PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19), que foi apreciada nesta terça-feira (10) na Câmara dos Deputados.

O texto obteve 229 votos favoráveis e 218 contrários, mas como não foram obtidos os 308 votos favoráveis necessários para sua aprovação, haverá arquivamento da PEC.

A proposta, que determina a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos, era uma bandeira do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Manifestações chegaram a ocorrer no país, na última semana, em defesa da proposta, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de seus integrantes, afirma que o atual sistema de votação é seguro e auditável. Parlamentares que eram a favor da proposta, mudaram de ideia, inclusive em meio à discussão para a votação.

VOTARAM CONTRA A PROPOSTA

Da bancada paraibana, os deputados Damião Feliciano (PDT), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PSB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Wellington Roberto (PL) votaram contra o texto.

Já os deputados Efraim Filho (DEM), Hugo Motta (PRB), Wilson Santiago (PTB) e Aguinaldo Ribeiro (PP) não participaram da votação.

Na semana passada, a comissão especial derrotou o texto do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR), e também rejeitou o texto original, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF). A decisão de levar a PEC ao Plenário foi tomada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, com o objetivo de encerrar a disputa política em torno do tema.

Confira, a seguir, o placar da votação na bancada da Paraíba:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba