Indefinição

VICE E SENADOR: Romero ou Veneziano? Efraim ou Aguinaldo? Quem você acha que João Azevêdo deveria escolher para compor sua chapa em 2022? - VOTE

O governador João Azevêdo (Cidadania) se encontra em uma encruzilhada para a formação de sua chapa de reeleição em 2022

O governador João Azevêdo (Cidadania) se encontra em uma encruzilhada para a formação de sua chapa de reeleição em 2022, encruzilhada essa definida por alguns de seus aliados como “desejável” por qualquer político. Isso porque, a preço de hoje, o governador têm várias opções de nomes de peso para preencher as duas vagas da chapa: a de vice-governador e a de senador.

Primeiro, as opções para vice-governador. Vários nomes já foram especulados para compor o espaço na chapa, entre eles nomes do Sertão, como a deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) e o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes (Cidadania). O nome do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB) e nomes do secretariado do governador também foram ventilados.

No entanto, os movimentos recentes na política paraibana afunilam, por enquanto, essa disputa para duas opções: o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD).

Tendo declarado o apoio ao projeto de reeleição de Azevêdo, acredita-se que Veneziano e o MDB tenham pleiteado junto a vaga de vice-governador na chapa, a ser ocupada, ou por sua esposa, a secretária estadual de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Ana Cláudia (Podemos), ou pelo próprio Veneziano.

Episódios recentes, tendo como seu estopim a não inclusão de Ana Cláudia na mesa de honra de João Azevêdo quando cumpria agenda em Campina Grande, o que resultou no abandono por parte de Ana Cláudia do local do evento, desencadearam uma série de especulações acerca dessa aliança. A mais impactante delas seria o senador e seu grupo estarem de saída do arco de alianças, com o próprio Veneziano disputando o governo estadual contra Azevêdo. A hipótese de ruptura, no entanto, foi descartada tanto por Azevêdo quanto por Ana Cláudia.

Mas, antes da declaração pública de harmonia entre Azevêdo e Vital, a possível quebra de aliança entre ambos apresentava consequências para outra figura política de Campina Grande: seu ex-prefeito, Romero Rodrigues. Lançado como pré-candidato ao governo do estado pela oposição, Romero viu cada vez mais especulações de que desistiria da disputa, para então disputar uma vaga no Senado Federal. Porém, ao momento em que acontecia o estremecimento da relação entre Veneziano e Azevêdo, um novo rumor surgiu: Romero estaria desistindo da disputa para se aliar ao projeto de reeleição do governador João.

Em diversas entrevistas para a imprensa, João Azevêdo não descartou a possibilidade de dialogar com o ex-prefeito, o que aumentava a possibilidade de união. No entanto, após uma reunião na casa do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), no final de outubro, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) revelou à imprensa que Romero Rodrigues havia comunicado ao partido (que abriu mão da pré-candidatura de Pedro Cunha Lima para apoiar Romero) que estava desistindo da disputa.

A desistência, negada posteriormente por Romero, inflou ainda mais os rumores de aliança com Azevêdo. Dessa união, especulada por muitos, João já teria seu vice-governador para a chapa: o próprio Romero. Fato é que, o clã Vital já falou publicamente que o assunto com Ana Cláudia está resolvido, e enquanto isso, “do outro lado” de Campina Grande, João Azevêdo e Romero Rodrigues já deram declarações públicas de que vão se reunir para tratar de uma possível aliança para 2022. Mesmo sendo rivais políticos na cidade, Azevêdo já disse que é possível abrigar ambos em um mesmo palanque.

Senado

A disputa para a vaga de senador na chapa de reeleição do governador João Azevêdo “começou”, publicamente, antes que a própria disputa para vice-governador. Desse lado da chapa, os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Efraim Filho (DEM) “disputam” internamente o posto, cada um à sua maneira.

Tão logo Efraim lançou sua pré-candidatura ao Senado Federal, Veneziano declarou apoio a Efraim na sua caminhada. O deputado também soma forças com mais de 100 prefeitos paraibanos, além do importante apoio de Adriano Galdino, ambos da base de Azevêdo.

Do outro lado está Aguinaldo Ribeiro, que integra o Progressistas, partido do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que recebeu apoio de Azevêdo nas eleições municipais de 2020. O PP também integra a base de João e já disse que seu principal projeto para 2022 é a eleição de Aguinaldo para o Senado, que já conta com sua irmã, Daniella Ribeiro (PP).

Chegou a ser ventilada uma possibilidade de que Azevêdo tivesse ambos como candidatos ao Senado. Ele disse em entrevista recentemente que é difícil que isso aconteça, pois existe apenas uma vaga na chapa, mas que ainda não descartou a possibilidade e irá dialogar sobre.

Diante dessa apresentação e das dúvidas que pairam sobre as duas vagas para a chapa majoritária de João Azevêdo, o Polêmica Paraíba quer saber de você, leitor, quem prefere que João Azevêdo escolha para cada um dos cargos. Serão feitas duas perguntas, uma para cada posto, com três opções de resposta.

Vale lembrar que essa enquete não tem valor científico e não pode ser divulgada como pesquisa eleitoral. Ela será finalizada na próxima sexta-feira (12) às 10h da manhã, com o resultado sendo divulgado no mesmo dia. Participe!


Quem você prefere que o governador João Azevêdo escolha para compor a chapa como vice-governador?

Esta votação foi encerrada (since 2 anos).

Quem você prefere que o governador João Azevêdo escolha para compor a chapa como vice-governador?

Outro
0.00%, VOTOS: 0
Romero Rodrigues
0.00%, VOTOS: 0
Veneziano Vital
0.00%, VOTOS: 0

Quem você prefere que o governador João Azevêdo escolha para compor a chapa como senador?

Esta votação foi encerrada (since 2 anos).

Quem você prefere que o governador João Azevêdo escolha para compor a chapa como senador?

Outro
0.00% , VOTOS: 0
Efraim Filho
0.00% , VOTOS: 0
Aguinaldo Ribeiro
0.00% , VOTOS: 0

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba