em Brasília

Vereador Marmuthe Cavalcanti entrega Título de Cidadão Pessoense ao Ministro João Roma Neto 

Nesta terça-feira (8) o vereador de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti (União Brasil), participou de uma reunião com o Ministro da Cidadania, João Roma Neto. Na ocasião, dialogaram sobre a destinação de recursos para combater a vulnerabilidade social na capital paraibana, ações que promovam a redução das desigualdades sociais e o enfrentamento da insegurança alimentar, com doação de cestas básicas para famílias que estão em situação de extrema pobreza.

Na ocasião, Marmuthe também entregou ao ministro o Título de Cidadão Pessoense, pelos relevantes serviços e ações prestadas à cidade de João Pessoa, enquanto homem público e gestor de uma importante pasta de políticas públicas e sociais da União Federal. A comenda foi aprovada pela Câmara Municipal, a partir do Projeto de Decreto Legislativo (41/2021). O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) também participou da reunião, destacando o papel fundamental de João Roma no combate às desigualdades.

“O ministro foi solícito e muito atencioso conosco, e firmou o compromisso de continuar na luta pela liberação de recursos federais para combater a vulnerabilidade social e insegurança alimentar na capital paraibana. João Roma vem se destacando por sua sensibilidade e competência como gestor, prestando relevantes serviços à cidade de João Pessoa através do Ministério da Cidadania. Por isso, o nosso mandato lhe concedeu esta justa homenagem, com o Título de Cidadão Pessoense”, explicou o vereador Marmuthe.

Apenas em nossa capital, em julho de 2021, existiam 109.709 famílias cadastradas no CadÚnico, e 263.388 pessoas. Desse total, 68.447 famílias e 173.398 pessoas estão em situação de extrema pobreza. Nesse contexto, as ações do Ministério da Cidadania em João Pessoa são latentes, através da efetiva presença enquanto garantidor de concessões de benefícios sociais, como Bolsa Família e BPC, injetando na nossa economia local vultosos recursos, além de resguardar os hipossuficientes por meio de programas assistenciais, que garantem as condições básicas de sustento familiar.

Breve histórico do homenageado

Natural de Recife-PE, João Roma apaixonou-se pela Bahia, onde, a partir de 2002, passou a morar e construir família. Casou-se com a baiana Roberta de Araújo Costa, com quem tem dois filhos. Formado em Direito, Roma acumulou uma grande experiência política em seu currículo. Ex-chefe de gabinete na Prefeitura de Salvador, no período de 2013 a 2018, atuou no cargo desde o primeiro dia de governo, sendo um dos responsáveis pela condução e o sucesso da gestão municipal, aprovada por cerca de 80% dos soteropolitanos.

Eleito deputado federal pela Bahia, em outubro de 2018, João Roma foi empossado como ministro da Cidadania em fevereiro de 2021. Também atuou como assessor do governo de Pernambuco entre os anos de 1991 e 1994; assessor do Ministério da Administração de 1995 a 1998; delegado do Ministério da Cultura para o Nordeste entre 1999 e 2002; e chefe do escritório da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em Salvador, no período de 2002 a 2004. Enfim, sua história se confunde com a dos próprios locais por onde passou, tendo construído um legado de grandes contribuições à sociedade.

 

 

Fonte: Café com Politica
Créditos: Café com Politica