Vereador cobra ações de transparência da PMJP no Dia Internacional de Combate à Corrupção

O parlamentar ainda cobrou da PMJP a convocação das últimas candidatas aprovadas em concurso

raoni

O vereador Raoni Mendes (PDT) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (9), para lembrar que hoje é celebrado o Dia Internacional de Combate à Corrupção e para cobrar ações de transparência da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Para o parlamentar, a data é importante uma vez que a população está insatisfeita com o nível elevado de corrupção no País.

“Temos hoje um dia bastante importante: o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Temos, a todo instante, informes nacionais e locais sobre corrupção. A população está insatisfeita com o nível de corrupção em nosso País. Gostaria de, neste dia, convocar a sociedade a estar de olho e a denunciar práticas ilícitas, para juntos combatermos a corrupção”, declarou Raoni Mendes.

De acordo com o vereador, é preciso combater a corrupção que está em seus níveis mais elevados. “Nunca antes na história deste País houve níveis tão altos de corrupção. Temos que começar a fechar algumas portas que permitem essa conduta nefasta tanto dos poderes públicos quanto privados, para que tenhamos a certeza de que o dinheiro público realmente seja público”, destacou.

O parlamentar cobrou informações da PMJP sobre a instalação e a manutenção de equipamentos eletrônicos para controlar a velocidade de veículos em vias da Capital. “Solicitei, em maio, informações sobre o custo e o processo licitatório referente à colocação dos pardais instalados em nossa cidade. Até hoje não se tem notícia, nem mesmo sobre qual o valor gasto mensalmente com o serviço”, observou o vereador.

Raoni Mendes ainda pediu explicações sobre o andamento da reforma da Praça Presidente João Pessoa, no Centro. “A reforma da Praça João Pessoa não termina nunca. Meio milhão de reais foram destinados para sua reforma. Solicitei da Secretaria Municipal de Planejamento quais os convênios firmados de contrapartida social com empresas nessa reforma e estou há seis meses sem nenhuma informação”, afirmou.

Para o vereador, é necessário dispor de informações para poder cobrar dos governos. “Precisamos ter a clareza de onde estão os serviços públicos, pedindo informações para poder acompanhar o dinheiro que é do povo. Nosso papel é cobrar essas informações”, destacou.

O parlamentar ainda cobrou da PMJP a convocação das últimas candidatas aprovadas no concurso da Guarda Civil Municipal de João Pessoa. “Quero reforçar o pedido de convocação das guardas municipais. No dia 24, o prefeito Luciano Cartaxo (PT) afirmou que, no dia 1º de dezembro, as últimas aprovadas estariam em pleno exercício profissional, mas estamos no dia 9 e não foi feita nenhuma nomeação”, ressaltou.

O vereador Renato Martins (PSB) destacou que o prefeito da Capital já convocou além do número de vagas determinado no edital do concurso e que não há corrupção na gestão atual. “O prefeito chamou quase 100% dos aprovados, e tenho certeza de que ele vai cumprir o prometido. Acho pertinente que estejamos atentos para o combate à corrupção, pois traz prejuízos duros à qualidade de vida da população. Mas essa é uma gestão intocada, não há qualquer questionamento no tocante à corrupção. Falo com a qualidade de quem faz um trabalho de fiscalização”, destacou.

Lucas de Brito (DEM) também cobrou a nomeação das aprovadas e destacou que, de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria, 30% do efetivo da Guarda Municipal deve ser integrado por mulheres. Segundo o vereador, essa lei não é cumprida.

Assessoria