Bastidores

UM SUPER-PARTIDO PARA A REELEIÇÃO: os impactos da chegada de Bolsonaro ao PL, de Wellington Roberto

A confirmação de que Jair Bolsonaro irá se filiar ao PL no próximo dia 22 terá impacto na disputa para a Presidência da República, com um reforço na reeleição do presidente. A escolha por um partido do Centro e com capilaridade nacional para o embate de 2022 deve provocar, também, influência nas eleições estaduais.

A confirmação de que Jair Bolsonaro irá se filiar ao PL no próximo dia 30 terá impacto na disputa para a Presidência da República, com um reforço na reeleição do presidente. A escolha por um partido do Centro e com capilaridade nacional para o embate de 2022 deve provocar, também, influência nas eleições estaduais.

Liderado por Valdemar da Costa Neto, o PL é o partido com a terceira maior bancada na Câmara dos Deputados, com 43 parlamentares (atrás apenas do PSL e do PT). A expectativa do presidente é que, após as eleições do ano que vem, a legenda forme a maior bancada na Casa e possa ajudá-lo num eventual segundo mandato.

Reflexos da chegada de Bolsonaro

Nos estados, o número de filiados deve começar a crescer a partir deste mês, incluindo aa Paraíba, onde o PL é comandado pelo deputado federal Wellington Roberto, líder do partido na Câmara, que já anunciou a disposição de reforçar o palanque de Bolsonaro no estado.

A ideia do parlamentar é unir os aliados do presidente, todos no mesmo partido, para reforçar o projeto bolsonarista local. Dois exemplos disso são os deputados estaduais Cabo Gilberto Silva e Moacir Rodrigues, atualmente filiados ao PSL, que já confirmaram a intenção de migrar para o PL. Eles vão se juntar ao também deputado Caio Roberto, filho de Wellington, já filiado à agremiação.

“São companheiros que têm relevantes serviços prestados ao povo da Paraíba e vamos aguardar uma conversa mais ampla para que possamos ajudar a Paraíba, o Nordeste e o Brasil”, disse Wellington Roberto.

Estratégias e convites

Uma das metas do partido em âmbito estadual, inclusive, será a eleição de Bruno Roberto, atual assessor do Banco do Nordeste e filho de Wellington Roberto, numa disputa pelo Senado no próximo ano. Os paraibanos deverão renovar uma das três cadeiras na Casa.

Em entrevista à Rádio Arapuan FM, além de reforçar esse projeto político, Bruno adiantou que o partido também convidou formalmente o ministro da saúde, o paraibano Marcelo Queiroga, para se filiar à sigla e disputar o Governo do Estado nas eleições do próximo ano.

“Se ele compreender que é interessante filiar-se ao PL para construir uma candidatura ao Governo da Paraíba, expondo todo o seu acervo de realizações, naturalmente vamos conceder a ele toda a estrutura para que ele cumpra com muita competência essa missão”, garantiu.

Preparação e mobilização

A direção do PL na Paraíba prepara uma mobilização para a filiação de Jair Bolsonaro, no próximo dia 30, no Complexo Brasil 21, em Brasília, próximo ao Eixo Monumental e à Esplanada dos Ministérios. Uma das estratégias é organizar caravanas com filiados e apoiadores do presidente que irão prestigiar o ato na Capital Federal.

De acordo com apuração do blog Agenda Política, serão ‘alguns’ veículos com simpatizantes do presidente. O objetivo é promover um evento simbólico, do tamanho do novo filiado, o presidente da República.

Além de mobilizar a militância, o partido vai convidar aliados do Palácio do Planalto que estão em outras siglas, para acompanharem a filiação de Bolsonaro e eventualmente formalizarem o ingresso no PL.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba