Na luta contra a Covid-19

MISTÉRIO SOBRE SAÚDE DO DEPUTADO: Damião Feliciano tem 22 ausências em plenário e Câmara cita 'sigilo médico' do parlamentar

Enquanto isso, aumenta a expectativa pela recuperação do médico, que não aparece na Câmara Federal desde o dia 07 de fevereiro.

Há mais de um mês a Paraíba espera e aguarda por informações mais precisas sobre a saúde do deputado Damião Feliciano (PDT), que foi infectado pelo novo coronavírus no início do mês de fevereiro. Desde então, são poucas as notícias sobre o estado de saúde dele. Um verdadeiro ‘mistério’ que faz aumentar a expectativa pela recuperação do paraibano, que não aparece na Câmara Federal desde o dia 07 de fevereiro.

O último a se pronunciar sobre o assunto foi o presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, que em mensagem ao Polêmica Paraíba e à Arapuan FM, por duas vezes, garantiu que Feliciano segue ‘em plena recuperação’, sem entrar em detalhes. A família do deputado, no entanto, não dá detalhes, tampouco a assessoria de imprensa do parlamentar. A vice-governadora Lígia Feliciano também foi infectada mas já teria se recuperado da doença.

A Câmara dos Deputados informou ao Polêmica Paraíba, esta semana, que Damião Feliciano não tem presenças registradas desde o dia 09 de fevereiro. Já são 22 ausências do plenário. A Câmara informou, também, que o sigilo médico dos parlamentares é resguardado por lei, por isso não é possível divulgar se Feliciano segue no hospital nem qual o estado de saúde do deputado.

Por meio de nota enviada à reportagem, a Casa salientou que “Não há prazo determinado para que um deputado federal apresente atestado médico, quando estiver de licença para tratamento de saúde”. Ainda conforme a nota, a licença para tratamento de saúde (LTS) está “prevista no art. 235 do Regimento Interno e assegura as condições do mandato parlamentar, inclusive pagamento de subsídio e demais benefícios, pelo prazo estabelecido no atestado que dá origem ao afastamento”, acrescentou.

Conforme a Câmara dos Deputados, em período inferior a 120 dias, a licença médica não prevê a convocação de suplente.

Da última vez em que falou com a reportagem, a assessoria do deputado afirmou que Damião Feliciano “está se recuperando a cada dia”, mas também sem entrar em detalhes. A infecção pelo novo coronavírus impediu que ele participasse, por exemplo, da eleição pela Mesa Diretora da Câmara, que definiu Arthur Lira (PP) para o comando da Casa. Ele também não esteve na votação da PEC Emergencial, ocorrida na última quinta-feira (11).

Enquanto novas informações não são divulgadas, segue a expectativa e a torcida dos paraibanos pela recuperação do deputado, que assim como tantas outras autoridades paraibanas, e assim como milhares de paraibanos e brasileiros, enfrenta uma dura batalha contra a Covid-19. A divulgação de informações sobre a saúde do deputado, certamente, trará calma a eleitores, amigos e aos paraibanos de forma geral.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba