declaração de voto

'Tenho 35 anos e quero mais pessoas na Universidade' - Por Nirvana Rafael De Sá

"Aí a pessoa me diz: 'eu não acho que este governo tenha melhorado a vida de ninguém'. A minha melhorou...

Tenho 35 anos. Entrei na Universidade em 2002, e a vi sendo reerguida depois do sucateamento e da falta de investimento que acompanhou o governo FHC.

Em 2004 eu estava no meio do curso, era voluntária de um Programa de Iniciação Científica (não haviam bolsas).
Mas aí, sob o governo Lula, apareceu a primeira bolsa PIBIC para a Geografia que não era ligada ao orçamento da UFPB, vinha direto do CNPq – Brasília – Governo Federal. Com esta bolsa, eu comprei o primeiro computador da família.

Em 2005 fiz minha primeira viagem de avião pra um congresso científico de porte nacional. Neste momento, fui ao Arquivo Nacional no Rio de Janeiro buscar documentos sobre as fontes de abastecimento de Água da Parahyba.
Pesquisa que já foi publicada em livro…

O mestrado em Geografia na UFPB foi criado em 2005 – No Governo Lula. E eu ingressei no mesmo em 2007. Eu fiquei em terceiro lugar na classificação geral, mas só tinham duas bolsas… Mas aí, foi neste ano que apareceram as primeiras bolsas REUNI (Lula como Presidente e Haddad como Ministro da Educação).

Fiz doutorado entre 2012 e 2016, bolsa CAPES. Estudei os planos de reforma urbanística de João Pessoa no início do século XX. Fiz intercâmbio fora do país – Bolsas para área de Ciências Humanas – Dilma presidenta e Haddad como Ministro. Agora faço pós doutorado na UFPB.

Aí a pessoa me diz: “eu não acho que este governo tenha melhorado a vida de ninguém”. A minha melhorou… Muito! E se você prestar bem atenção: melhorou a de alguém a seu redor também, mas é exatamente isso que não querem: pra que pobre estudar, né?

Como eu, filha de dois professores da rede pública teria chegado a um doutorado? NUNCA! Consegui com muito estudo, muita leitura, muitas noites de sono, muita labuta, mas também consegui com apoio e investimento público de um governo que ousou olhar pra onde nunca se havia olhado.

E agora vou de Haddad por isso: para que estas conquistas permaneçam. Para que mais pessoas entrem na universidade e recebam bolsas de estudo (como eu tive oportunidade); para que façam mestrado e doutorado; que comprem seus primeiros computadores; que tenham cartão de crédito; que conheçam o mundo viajando de avião com passagens divididas em dez vezes. Por um projeto de governo para todos!

Fonte: Facebook
Créditos: Nirvana Rafael De Sá