Xadrez sendo preparado

SUCESSÃO MUNICIPAL: Em Piancó, disputa de 2016 deve ser reeditada em 2020 com influências de Aguinaldo e Efraim

Em 2020, ele deverá estar na disputa pela reeleição no comando da prefeitura. 

Sucessão municipal em Piancó – PB / Colagem Polêmica Paraíba

A sucessão municipal deste domingo (28) chega à cidade de Piancó, no Vale do Piancó paraibano.  O atual prefeito do município é Daniel Galdino (PSD), que foi eleito em 2016 com 51,92% dos votos, tendo como vice Antônio Dantas (PTC). A dupla venceu Sales Lima (Democratas), que obteve 48,08% dos votos válidos.  Em 2020, esta disputa deve ser reeditada no município, com a ajuda de expoentes da política estadual.

Quem apoia a reeleição são os senadores Daniella Ribeiro e José Maranhão, que receberam o apoio da família Galdino em outubro passado. A proximidade do prefeito com o emedebista não é por acaso. Ele é filho da ex-prefeita Flávia Serra Galdino, do MDB, que governou a cidade entre os anos de 2005 e 2012 e também é cabo eleitoral do filho na cidade.

“Eu quebrei uma sequência de doze anos de contas reprovadas em Piancó, que é um fator positivo em consonância com os órgãos de controle, consegui equilibrar a gestão fiscal e a Previdência do município. A parte administrativa, contábil e fiscal está redonda. Tenho uma folha rigorosamente em dia e um leque bem vasto de obras”, resumiu o prefeito Daniel Galdino, que fez questão de enfatizar a parceria e o apoio de Aguinaldo Ribeiro (PP), que segundo ele carreou recursos para investimentos na cidade.

Do outro lado está o ex-prefeito Sales Lima, que terá o apoio do seu partido, o Democratas, e do presidente da legenda, Efraim Filho. Em manifestação à imprensa de Piancó, este ano, ele falou com entusiasmo sobre a disputa. “Exerci meu mandato de prefeito, popularmente eleito, na época, pelo povo de Piancó. E se for pela vontade de Deus, através do meu partido (Democratas), no qual eu sou filiado, e, pela confiança e pela vontade do povo, irei entrar pela porta da frente, não como vice, mas com o mesmo mandato popular que exerci anteriormente”, considerou.

Contextualizando 

Considerada a ‘mãe do Vale do Pincó’, região que contempla 20 municípios, Piancó completa 270 anos no próximo dia 08 de novembro. A cidade exportou para a Paraíba importantes nomes da política estadual ao longo de sua história, como os ex-deputados estaduais Antônio de Araújo Pinho, Antônio Leite Montenegro, Ademar Teotônio e Padre Aristides Ferreira, além de Salviano Rolim, ex-senador na década de 1950.

Na política contemporânea, surge a família Galdino, que começou  a governar a cidade na década de 1970, com a figura de Gil Galdino, prefeito da cidade por três vezes. A filha dele, Flávia, governou a cidade entre os anos de 2005 e 2012, e agora Daniel Galdino, o neto, é quem está à frente da prefeitura.

Além dos ex-prefeitos Edvaldo e Sales Lima, a Família Remígio, que tem com expoente a vereadora  Cristiane Rimígio, faz oposição aos Galdino. O pai dela foi vice de Gil na década de 1980. A oposição também conta com os nomes de Pádua Leite, do PT, e de Paulo Barbosa, ex-emedebista que hoje se abriga no PT do B.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba