Eleições 2020

SUCESSÃO MUNICIPAL: André Gadelha confirma pré-candidatura em Sousa, mas oposição têm outros nomes que podem disputar prefeitura contra Fábio Tyrone

No município, o grupo liderado pelo prefeito Fábio Tyrone e pelo vice Zenildo Oliveira (PSD) assiste à indefinição da oposição, que ainda não definiu seu candidato para disputar a prefeitura da cidade.

A cidade de Sousa, no sertão paraibano, é marcada historicamente por eleições engajadas e bastante acirradas, como foi a disputa de 2016. No último pleito, o prefeito Fábio Tyrone (PSB) venceu a disputa com 52, 93% contra o grupo liderado pelo ex-prefeito André Gadelha (sem partido) que ficou com 47,07% dos votos válidos. A preço de hoje, esse cenário polarizado é o mais provável para as eleições de 2020, mas há outros nomes que podem entrar na corrida pela sucessão municipal.

Grupo de situação

Sob o discurso de quebra de paradigmas, o grupo liderado pelo prefeito Fábio Tyrone e pelo vice Zenildo Oliveira vai tentar a reeleição. Segundo Tyrone, a gestão municipal tem um projeto consolidado e que vai postular aos eleitores a continuidade do modelo implementado por ele na cidade.

Em entrevista ao Polêmica Paraíba, o prefeito destacou os motivos pelos quais quer postular um novo mandato. “Serei candidato a reeleição. Temos um governo muito bem avaliado, temos um governo que tem respaldo popular, um governo que notadamente reconstruiu a cidade, tornou-se hoje referência. Um governo organizado, que principalmente cresce na crise, com muito trabalho, com muita criatividade, com respeito ao erário, com respeito às pessoas, governo planejado, consolidado, que sabe o que vai fazer até o último dia de mandato e que vai postular um novo mandato”, confirmou o prefeito.

O gestor conta com 11 parlamentares em sua base de apoio na Câmara Municipal. Quatro fazem oposição. “Infelizmente, a oposição de Sousa se resume a fofocas, politicagens, ao alimentar inutilidades. Há alguns meses estão até caladas. Não têm o que dizer, até porque sou um trabalhador, eu trabalho todos os dias, e devoto tudo isso à política e ao meu mandato”, disse o socialista.

Oposição

O nome mais lembrado da oposição continua sendo o ex-prefeito André Gadelha, que confirmou à reportagem a intenção de estar mais uma vez na disputa. Ele já conversa com vários partidos e se articula com outros nomes da oposição para viabilizar seu nome à sucessão municipal. Gadelha fez duras críticas à gestão do atual prefeito.

“A avaliação administrativa é de um governo péssimo, de um governo que deixa faltar medicamento, que deixa faltar o mínimo possível para manter a saúde pública funcionando. É um governo de faz de conta, que enfeita a cidade com praças, que tem o índice de transparência um dos mais baixos da Paraíba, é um governo que não tem contas aprovadas, que não paga a Previdência do município e não dá aumento salarial”, criticou.

Ex-filiado ao MDB, Gadelha procura um novo partido para disputar a prefeitura da cidade. Ele confirmou que dialoga atualmente com PSD, PSC, PV, PSDB e com o próprio MDB.

Outros nomes

Apesar de se colocar como candidato, André Gadelha reconhece que há outros nomes na oposição que desejam disputar. Ele salientou que vai buscar o apoio de nomes como a advogada Myrian Gadelha, da mesma família; o vereador Cacá Gadelha, o advogado Valdeci Filho, o ex-vice prefeito Dr. Zé Célio e o sindicalista Osnildo Silveira. “Temos vários candidatos que a gente vai, mais na frente, juntar todo mundo, conversar e ver quem tem a maior musculatura para disputar”, admitiu.

A advogada Myrian, também da tradicional família Gadelha, é filha do ex-prefeito Salomão Gadelha e tem uma atuação reconhecida na cidade, notadamente na advocacia. Ao Polêmica Paraíba, ela confirmou a vontade de ser candidata, mas destacou que está pronta para apoiar outros nomes da oposição que tenham os mesmos ideais.  “É uma vontade, sim, mas uma vontade que precisa ser bem avaliada, e é isso que estou fazendo. Fora isso, eu faço parte de um grupo, e acredito que é esse grupo que deve decidir qual o melhor candidato”, observou.

O ex-vice prefeito Zé Célio é outro nome lembrado para 2020. Recentemente, ele ganhou o apoio do deputado federal Efraim Filho. O parlamentar confirmou à reportagem que o pré-candidato está dialogando com o DEM e pode disputar a prefeitura pelo partido. Nas últimas eleições, foi candidato a deputado estadual, tendo recebido quase 10 mil votos.

A despeito dos nomes que se colocam como pré-candidatos em Sousa, o acirramento político é a certeza maior para o pleito de 2020 na cidade dos dinossauros.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba