dia da mulher

Ruy defende afirmação feminina e reforça necessidade de endurecer combate à violência contra mulher

O parlamentar citou os avanços conquistados ao longo das últimas décadas, mas reforçou a necessidade de novas lutas por uma sociedade mais segura, inclusiva e igualitária.

Ruy defende afirmação feminina e reforça necessidade de endurecer combate à violência contra mulher

A afirmação feminina na sociedade e a construção de projetos e ações em defesa das mulheres foram destacadas pelo deputado federal Ruy Carneiro ao exaltar a importância do 8 de março. O parlamentar citou os avanços conquistados ao longo das últimas décadas, mas reforçou a necessidade de novas lutas por uma sociedade mais segura, inclusiva e igualitária.

“O 8 de março é uma data simbólica, que remete a luta histórica e contínua em defesa dos direitos das mulheres. Tenho dedicado parte importante do mandato para reforçar essa construção, a exemplo da conquista recente do protocolo Não é Não, que visa combater a violência e o assédio bares, boates e eventos. Também dediquei parte dos recursos do auxílio-mudança, que eu sou contra e abro mão dos valores, para distribuição de 15 mil absorventes em João Pessoa. A inciativa é uma forma de contribuir e chamar a atenção para a luta contra à pobreza menstrual”, ressaltou Ruy.

O deputado ainda defende mais firmeza para reduzir os altos índices de feminicídios no Brasil e na Paraíba. “É preciso que essa temática seja tratada com urgência. Não podemos aceitar que vidas continuem sendo perdidas de forma tão brutal e que o sentimento de impunidade não se faça presente. Na Câmara, já aprovamos um projeto que aumenta a pena mínima nos casos de feminicídio. Minha luta é para dar celeridade a essa e outras pautas em defesa das mulheres no Congresso. Precisamos de leis mais duras contra feminicídio”, enfatizou.

De acordo com dados do Painel de Indicadores Estatísticos de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, o número de feminicídios na Paraíba cresceu 34,6% entre 2022 e 2023. No ano passado, a Paraíba registrou 35 feminicídios, contra 26 casos em 2022. Um aumento de nove casos em números absolutos. Em 2024, os números continuam preocupando. A Secretaria de Segurança Pública do Estado já contabilizou 5 mortes em pouco mais de dois meses.