Eleições

RIO GRANDE DO SUL: Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) vão ao 2º turno na disputa pelo governo, General Hamilton Mourão (Republicanos) é eleito senador

Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) irão se enfrentar em segundo turno na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, em 30 de outubro.

Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) irão se enfrentar em segundo turno na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, em 30 de outubro.

Com 100% das urnas apuradas no estado, Onyx teve 37,50% do total de votos, enquanto Leite registrou 26,81% do total. Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni foi ministro-chefe da Casa Civil no início do governo. Mais tarde, foi transferido para o Ministério da Cidadania, pouco antes da pandemia, tendo liderado a distribuição do auxílio emergencial, sua bandeira de campanha.

O início de sua carreira política aconteceu em 1994, ao ser eleito deputado estadual, sendo reeleito. Em 2003, assumiu como deputado federal e, desde então, sempre foi reeleito. Concorreu ainda, por duas oportunidades, à prefeitura de Porto Alegre, tendo ficado em 3º lugar, na disputa de 2004, e em 4º, na eleição de 2008.

Seu adversário será Eduardo Leite, que tenta um feito inédito na política gaúcha desde a redemocratização do país, que é obter a reeleição para o comando do Palácio Piratini. Desde 1982, quando houve a primeira eleição direta em quase duas décadas, nenhum partido ficou por oito anos no governo gaúcho.

Apesar de ter sido eleito em 2018, apoiando o candidato Jair Bolsonaro, Leite rompeu com o atual presidente durante a pandemia da Covid e se lançou como pré-candidato ao Planalto pelo PSDB. No entanto, foi derrotado nas prévias tucanas por João Doria. Como já havia renunciado ao Executivo gaúcho, deixou o Piratini em março, substituído pelo vice Ranolfo Vieira Júnior. Agora busca retornar ao cargo.

Com 100% das urnas apuradas no Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão está eleito para a única vaga de senador no Estado disputada este ano.

O candidato do Republicanos teve 44,11% dos votos válidos. Atrás dele ficaram Olívio Dutra (PT), com 37,85%, e Ana Amélia Lemos (PSD), com 16,44% dos votos.

Atual vice-presidente do Brasil, o general da reserva do Exército Hamilton Mourão tem 69 anos. Nascido em Porto Alegre e egresso do Colégio Militar da Capital, chegou ao posto de comandante militar do Sul antes de deixar a ativa, em fevereiro de 2018, quando assumiu a presidência do Clube Militar no Rio. No mesmo ano, se engajou na chapa de Jair Bolsonaro. Na campanha ao Senado, Mourão disse que pretende auxiliar o Executivo a recuperar o controle do orçamento.

Fonte: Info Money
Créditos: Polêmica Paraíba