Medidas cautelares

Ricardo Coutinho poderá manter contato com 'Cori', diz STJ

Apesar de manter em liberdade do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que ele cumpra algumas medidas cautelares, a exemplo de não manter contato com outros investigados.

Apesar de manter em liberdade o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que ele cumpra algumas medidas cautelares, a exemplo de não manter contato com outros investigados no âmbito da Operação Calvário. A corte superior, no entanto, abriu uma exceção e estabeleceu que o socialista pode manter contato com o irmão, Coriolano, também denunciado no âmbito das investigações.

Além de estar proibido de manter contato com outros envolvidos no suposto esquema de corrupção, a sexta turma do STJ decidiu que Ricardo Coutinho deve comparecer periodicamente em juízo e o proibiu de ausentar-se da comarca domiciliar sem autorização do juízo.

Por maioria (4×1), os ministros concluíram que o decreto de prisão, do final do ano passado, não demonstra, de maneira categórica, de que forma Coutinho, atualmente, agiria no esquema criminoso, tendo em vista que não exerce mais o cargo público de governador do estado da Paraíba.

Outros investigados

No julgamento, a Sexta Turma concedeu, também, habeas corpus a Cláudia Veras, Francisco das Chagas Ferreira, David Clemente Monteiro Correia e Márcia de Figueiredo Lucena Lira.

Votaram contra o recurso da PGR, Laurita Vaz, relatora, e os ministros Sebastião Reis, Nefi Cordeiro e Antônio Saldanha. Em favor da prisão votou apenas Rogerio Schietti Cruz. A maioria considerou que não havia fatos contemporâneos para justificar a prisão preventiva. Schietti Cruz divergiu, argumentando que, segundo as investigações, o atual governador, João Azevêdo, eleito com apoio de Coutinho, é suspeito de manter o esquema de corrupção.

Defesa

Procurada, a defesa de Ricardo Coutinho classificou como ‘justa’ a decisão do STJ.  “Nunca houve necessidade para a prisão preventiva”, disse.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba