Leitura marcada

Relatora da CPMI do 8 de janeiro deve pedir o indiciamento de Bolsonaro por cinco crimes; saiba quais

Foto: Reprodução / TV-ALMG

A relatora da CPMI do 8 de janeiro, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), deve pedir o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por cinco crimes: tentativa de abolição do estado democrático de direito, peculato, corrupção de menores, tentativa de depor governo legitimamente constituído e uso de documento falso. A informação é da revista Veja.

A leitura do relatório está marcada para a próxima terça-feira (17). Contudo, é possível que haja pedido de vistas e a leitura não seja concluída no mesmo dia. Existe um acordo entre os parlamentares para que a votação do relatório final aconteça na quarta-feira (18).

A CPMI foi aberta no final de maio e ouviu mais de 20 depoimentos. Entre as principais provas contra Bolsonaro estão mensagens de telefone encontradas no celular de Mauro Cid com diálogos e documentos que sugerem uma eventual intervenção militar após as eleições presidenciais de 2022.

O crime de peculato está relacionado ao caso das joias sauditas que Bolsonaro e sua cúpula venderam e os crimes de corrupção de menores e falsificação de documentos dizem respeito ao comprovante falso de vacinação contra a Covid-19 emitidos em seu nome e de sua filha, sem ambos terem se vacinado.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba