Última chance

REDE GLOBO: Candidatos participam nesta quinta do último debate presidencial antes das eleições; saiba como funcionará

Os candidatos a presidente da República participam nesta quinta-feira (29) do último debate presidencial antes do primeiro turno das eleições deste ano. O encontro será promovido pela Rede Globo, com início previsto para 22h30.

O debate será mediado pelo jornalista William Bonner e tem a presença confirmada do ex-presidente Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União) e Padre Kelmon (PTB). O critério de convite feito pela emissora foi o dos candidatos que pertencem a partidos que têm representação de no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional.

O debate terá quatro blocos, sendo dois deles (o primeiro e terceiro) para perguntas de temas livres e outros dois (o segundo e quarto) para perguntas de temas pré-determinados. Apenas os candidatos farão perguntas, ou seja, sem questionamentos de Bonner ou outros jornalistas.

Cada um dos candidatos terá 30 segundos para fazer uma pergunta e um minuto para a réplica (após a resposta do perguntado). Já quem responde terá 3 minutos para a resposta e para a tréplica, podendo dividir esse tempo como bem entender entre as duas possibilidades.

Devido à importância de ser o último debate e pelo alcance que a Rede Globo tem, os candidatos estão considerando esse encontro como a principal oportunidade de atrair eleitores ainda indecisos.

Entre os dois principais postulantes que protagonizam a polarização, Lula e Bolsonaro, cada um trabalha na sua estratégia de definir as eleições em primeiro turno, no caso do petista, e de garantir o segundo turno, no caso do atual mandatário. Diversas pesquisas eleitorais, já contando apenas os votos válidos, alertam para a possibilidade de o pleito presidencial ser decidido já neste domingo (2). Por isso, são esperadas declarações fortes de um contra o outro.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba