ACIRRAMENTO CONTINUA

RECIFE: Marília Arraes não liga para parabenizar pela vitória do primo e promete oposição

Marília perdeu para o primo João Campos (PSB) em uma disputa familiar pelo legado do ex-governador Miguel Arraes.

Após ser derrotada na disputa à prefeitura do Recife, a candidata do PT, Marília Arraes, disse que trabalhará para organizar uma oposição ao PSB em Pernambuco. Marília perdeu para o primo João Campos (PSB) em uma disputa familiar pelo legado do ex-governador Miguel Arraes. Com a vitória, João Campos mantém o PSB no comando da capital pernambucana.

À noite, ao discursar sobre a campanha, ela acusou o rival de utilizar “fake news” e desferir “agressões” contra ela durante o segundo turno.

— Temos a consciência tranquila de que fizemos uma campanha bonita, limpa, diferente do nosso adversário, que iniciou o segundo turno parecendo que era outro candidato, outra pessoa, com uma campanha baseada em agressões, fake news e argumentos fundamentalistas, inclusive que buscavam trazer a ilusão das pessoas sobre minha imagem, colocando a fé das pessoas no meio — acusou Marília em seu discurso.

Bancada pelo ex-presidente Lula para concorrer ao cargo, à revelia do PT em Pernambuco, que preferia uma aliança com o PSB, Marília falou sobre os próximos passos após o resultado.

— Vai começar uma nova articulação de oposição em Pernambuco. Não podemos nos articular com um grupo que não somente faz tão mal na gestão, mas trata a política da forma que tratou agora. Vamos fazer oposição com responsabilidade.

A disputa entre os primos foi recheada de ataques diretos na reta final. Marília questionou publicamente se a eleição de João significaria que a prefeitura seria administrada pela mãe dele, Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos. João, por sua vez, destacou que a prima, como vereadora, tentou impedir a leitura da Bíblia durante as sessões.

Os ataques também foram no campo político. A petista destacou investigações em andamento contra a atual gestão de Geraldo Júlio (PSB), um dos principais apoiadores de João. O candidato do PSB, por sua vez, investiu forte no antipetismo, vinculando a sigla da prima à corrupção, ignorando a aliança que havia entre os dois partidos até bem pouco tempo atrás.

No discurso em que admitiu a derrota, a candidata do PT também ressaltou o fato de uma mulher ter chegado ao segundo turno no Recife, até então inédito.

— Nunca uma mulher tinha conseguido chegar ao segundo turno, e com esse percentual de votos que tivemos. Quero que, nas próximas eleições, mais mulheres estejam nesses espaços. Quero que essa minha postura mais firme, mais forte, que por vezes foi chamada pelo meu adversário de arrogância, inspire outras mulheres.

Em uma amostra que a disputa deixará sequelas na esquerda pernambucana e na família, Marília não tinha nem sequer cumprido o ritual de ligar para o primo admitindo a derrota.

Fonte: O Globo
Créditos: O Globo