conferência mundial

Rafaela Camaraense luta pela participação das mulheres na gestão pública durante a COP 28

Foto: Reprodução

A secretária de estado do meio ambiente e sustentabilidade da Paraíba, Rafaela Camaraense, participou do painel “Mulheres na adaptação e mitigação climática”, durante a programação da COP 28, a conferência mundial sobre mudanças climáticas, que acontece em Dubai. Rafaela Camaraense compartilhou os desafios e as conquistas de ser uma mulher na gestão pública ambiental.

Durante o painel a secretária também incentivou outras mulheres a ocuparem os postos de liderança, pois elas trazem outras percepções e sensibilidades para a problemática climática. “Não posso afirmar que resolveríamos o problema, mas trazemos outras percepções e o sentimento de zelo e cuidado nos pertence. Eu acredito efetivamente que se nós mulheres conseguirmos ter mais postos de decisão a gente consegue também trazer outra percepção e trazendo outra percepção eu acredito também que conseguimos aglutinar e ter mais assertividade na gestão pública. O que funciona é o diálogo, o debate é a construção coletiva para que a gente tenha assertividade na gestão pública”, afirmou Rafaela.

O painel foi composto por Andrea Vulcanis (GO), Narubia Werreria (TO), Marília Melo (MG), Marjorie Kauffmann (RS), Marisa Barros (SP) e Renata Silveira (AC), que também compartilharam suas experiências e visões sobre o papel das mulheres na gestão climática.

Sobre a COP 28: A COP 28 é a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que reúne líderes de mais de 190 países para discutir e negociar ações para combater o aquecimento global e seus efeitos. O evento acontece em Dubai, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023.

Fonte: Redação
Créditos: Redação