'Cidade dos dinossauros'

RADIOGRAFIA DA POLÍTICA: Em Sousa, prefeito Tyrone e família Gadelha vão travar nova batalha por votos em outubro - por Felipe Nunes

No município de Sousa, a disputa de 2018 será novamente polarizada entre os grupos do prefeito Fábio Tyrone (PSB) e do ex-prefeito da cidade, André Gadelha (MDB). Cobiçada por todos os pré-candidatos a governador, a 'cidade sorriso', como é conhecida, é estratégica para os postulantes que querem lograr êxito na eleição estadual que se avizinha, por isso as lideranças locais já se articulam para eleger os seus ungidos.

No município de Sousa, a disputa de 2018 será novamente polarizada entre os grupos do prefeito Fábio Tyrone (PSB) e do ex-prefeito da cidade, André Gadelha (MDB). Cobiçada por todos os pré-candidatos a governador, a ‘cidade sorriso’, como é conhecida, é estratégica para os postulantes que querem lograr êxito na eleição estadual que se avizinha, por isso as lideranças locais já se articulam para ajudar a eleger os seus ungidos.

O atual prefeito do município foi eleito pela primeira vez em 2012, e reeleito em 2016 com 52,93% dos votos válidos, numa disputa apertada contra André Gadelha (MDB), que obteve 47,07% da votação válida. A disputa desenhada naquele ano deve influenciar o pleito estadual de 2018, não só na cidade mas também na região imediata na qual está inserido o município.

Na Câmara Municipal, o grupo governista detém 9 vereadores e a oposição conta com 6 parlamentares. Como na maioria das cidades, o legislativo de Sousa vive sob constantes articulações políticas. No final do ano passado, a vereadora Bruna Veras, que apoiava o prefeito, passou a integrar a bancada de oposição. Fazendo o caminho inverso, o vereador José Rodolfo saiu da oposição e agora apoia a base do prefeito.

Duelo em 2018

O atual prefeito vai montar o palanque de João Azevedo (PSB) em Sousa. Ele deverá votar, também, no deputado Lindolfo Pires (PROS) e em Wilson Santiago (PTB) para vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, respectivamente. Eles foram vistos juntos recentemente, no São João da cidade. No tocante ao senado, Tyrone deverá seguir com Veneziano Vital do Rego e com o outro candidato a ser definido na chapa do PSB.

Aliados de Tyrone não descartam, porém, que outros pré-candidatos a deputado federal ganhem o apoio do grupo do prefeito, a exemplo de Inaldo Leitão, que também é de Sousa e tem buscado o apoio do gestor municipal. Quem também deseja de receber esse apoio é o presidente da ALPB, Gervásio Maia (PSB), que agora busca fazer um voo mais alto rumo à Câmara.

Já o ex-prefeito André Gadelha vai marchar junto com o deputado estadual Renato Gadelha, que é seu tio, e com Leo Gadelha (PSC), primo, para deputado federal. Recentemente, o prefeito declarou à imprensa que, apesar de estar no MDB, deve seguir a orientação do PSC ao decidir quem apoiar para o Governo do Estado. O gestor esteve presente no lançamento da pré-candidatura de Manoel Júnior ao Senado. Ele também deverá votar no senador Cássio Cunha Lima (PSBD).

Os resultados acirrados das últimas eleições em Sousa denunciam que o pleito de outubro na cidade será uma verdadeira ‘batalha de dinossauros’. Os grupos políticos locais deverão se esforçar ao máximo para conseguir a maioria dos votos, pois o resultado de apenas uma cidade pode ser decisivo para a derrota ou para a vitória no contexto estadual.

Contextualizando

A polarização política na cidade de Sousa, hoje, acontece entre o prefeito Fábio Tyrone, considerado uma liderança mais contemporânea, e a Família Gadelha, clã tradicional do município e que domina a política na cidade há bastante tempo.

Nas décadas passadas, a disputa acontecera entre a família Gadelha e outros clãs políticos tradicionais, como os Pires de Sá e os Abrantes. Um dos maiores rivais do clã Gadelha foi Antônio Mariz. Ele iniciou a carreira política em Sousa, quando derrotou sucessivas vezes a família Gadelha. Após várias batalhas eleitorais, as duas famílias se uniram, e no ano de 1968, os dois grupos ajudaram a eleger Antônio Mariz governador.

Outra curiosidade, é que Sousa é a cidade natal do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Ele é descendente da família Pires de Sá, que por muitos anos influenciou a política local. As ligações entre o prefeito da capital e a cidade sertaneja perduram até hoje. A vereadora sousense Bruna Veras (PROS) é sobrinha dos irmãos Cartaxos.

Dados

A cidade de Sousa está situada no sertão da Paraíba, a aproximadamente 438 quilômetros da capital João Pessoa. A economia da cidade é sustentada pelo setor de serviços, mas também se destaca pela produção de coco e pela indústria local.

A cidade é nacionalmente conhecida porque nela está localizado o “Vale dos Dinossauros”, um dos mais importantes sítios paleontológicos do país, onde se encontram pegadas fossilizadas de dinossauros. Exatamente por isso, Sousa é também conhecida como “a cidade dos dinossauros”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade conta com pouco mais de 69 mil habitantes. Na eleição de 2016, dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontavam que Sousa possuía 43.561  cidadãos aptos a votar.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: F.S.N.