Lideranças locais

RADIOGRAFIA DA POLÍTICA: Em Pedras de Fogo, Romão, Branco Mendes e Manuel Júnior protagonizam o pleito eleitoral

O município de Pedras de Fogo, situado na divisa da Paraíba com Pernambuco, está na rota da ‘Radiografia da Política’ deste domingo (26). A cidade é palco de uma disputa eleitoral que reflete a política a nível estadual.

O município é governado atualmente pelo prefeito Derivaldo Romão dos Santos, do PSB, mais conhecido como Dedé Romão. Ele foi eleito em 2012 e reeleito em 2016 para um novo mandato.

O atual gestor é rival político de Manuel Júnior (PSC), atual vice-prefeito de João Pessoa e que governou Pedras de Fogo por três ocasiões, de 1989 a 1992, e depois de 1997 a 2002. Manuel tem sua base eleitoral na cidade. Essa divisão política é o que vai nortear os apoios das lideranças locais na eleição desse ano.

Além dessas duas correntes, a cidade conta com a atuação do deputado estadual Branco Mendes (Podemos) que, assim como o prefeito da cidade, faz parte da base de apoio do governador Ricardo Coutinho. Eles já caminharam juntos na disputa proporcional. Hoje, no entanto, apesar de fazerem parte do mesmo grupo a nível estadual, ambos caminham em faixas próprias na disputa pelo legislativo.

Eleição 2018

João Azevedo (PSB) receberá o apoio do prefeito Romão na disputa eleitoral para o Governo do Estado. Em reunião partidária recente, ao lado do governador Ricardo Coutinho, Romão também declarou apoios à candidatura de Wilson Santiago (PTB) para o cargo de deputado federal, e lançou seu irmão, Valdinho Romão (PSB), para disputar uma cadeira na ALPB. A reportagem falou com a assessoria do prefeito para confirmar seus apoios para o Senado, porém ele não retornou as ligações.

O deputado estadual Branco Mendes (Podemos) também vota em João Azevedo para o Governo do Estado e nos candidatos da chapa situacionista. Além do próprio cacife político local, ele obteve recentemente o apoio de outras lideranças da cidade, inclusive de integrantes da Câmara Municipal, para sua reeleição à ALPB.

O principal grupo de oposição, liderado por Manuel Júnior, tem ele próprio como candidato a deputado federal. Manuel mantém uma base bastante consolidada na cidade, que está garantindo apoio à candidatura dele na eleição desse ano. Ele cogitou se candidatar a senador na chapa de José Maranhão (MDB), mas seu partido decidiu apoiar Lucélio Cartaxo (PV) para o cargo de governador e as candidaturas de Cássio Cunha Lima (PSDB) e Daniella Ribeiro (Progressistas) para o Senado.

Contextualização

De acordo com fontes oficiais, a cidade de Pedras de Fogo foi emancipada politicamente em 05 de maio de 1953, após disputas políticas que a levaram a pertencer ao território de Pilar e a Cruz do Espírito Santo.

Ao longo dos anos, a cidade sofreu influências política, cultural e econômica do município Itambé, com o qual faz a divisa entre os territórios pernambucano e paraibano.  O nome ‘Pedras de Fogo’ estaria atrelado ao nome da cidade de Itambé, que significa ‘pedra afiada’. A tradução para ‘Pedras de Fogo’ teria sido uma opção dos primeiros moradores do território.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a cidade possui quase 22 mil eleitores. O último censo do IBGE, em 2010, constatou que a cidade possuía 28.056 moradores.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba