Corrupção

RACHADINHA: vereador de Conde é suspeito de desviar mais de R$ 70 mil através de assessores fantasmas lotados em gabinete; VEJA VÍDEOS

O caso foi descoberto depois que supostos funcionários fantasmas contratados pelo vereador denunciaram o esquema. O assunto foi tema de reportagem da edição desta quinta-feira (28) do JPB2, da TV Cabo Branco.

Fernando Boca Loca após prestar depoimento na Central de Polícia Civil. / Reprodução: TV Cabo Branco

O vereador Fernando Araújo (Avante), mais conhecido pelo apelido ‘Fernando Boca Loca’, do município de Conde, no litoral sul da Paraíba, está sendo investigado por   supostos  desvios de verbas públicas através da prática denominada de ‘rachadinha’, que consiste na devolução de parte dos salários pagos a funcionários lotados em gabinetes.

O caso foi descoberto depois que supostos funcionários fantasmas contratados pelo vereador denunciaram o esquema. O assunto foi tema de reportagem exclusiva na edição desta quinta-feira (28) do telejornal JPB2, da TV Cabo Branco.

Uma das pessoas que dividiam o salário com o vereador é beneficiária do Bolsa Família. Ela confessou o crime depois que a equipe que gerencia o programa social cancelou o benefício dela ao constatar que a mulher era vinculada à Câmara Municipal de Conde. “Eu tava precisando, tenho um filho para dar as coisas e tava desempregada”, confessou a mulher em entrevista à TV Cabo Branco.

A Polícia Civil constatou que um homem analfabeto foi contratado como chefe de gabinete do vereador, mas não exercia a função e também devolvia a maior parte do salário para o vereador Fernando Boca Loca.

Conforme as investigações, o parlamentar já teria embolsado mais de R$ 70 mil reais provenientes dos desvios. O delegado Alan Murilo Terruel, da Delegacia de Combate ao Crime Organizado, afirmou que o vereador confessou as práticas dos crimes.

“Além do crime de corrupção, tem o crime de lavagem de dinheiro, pois em uma das modalidades ele pediu um dinheiro emprestado a um ex-vereador e contratou duas pessoas indicadas por esse ex-vereador para que elas pudessem repassar o valor como se fosse um pagamento por esse empréstimo”, revelou o delegado.

Veja abaixo imagens da reportagem exibida pelo telejornal JPB2, da TV Cabo Branco.

Vídeos: reprodução / TV Cabo Branco

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba