Eleições 2022

Quaest/Ipespe/Datapoder: institutos divergem sobre distância atual entre Bolsonaro e Lula

Três institutos de pesquisas mostraram números diferentes no tocante à distância entre o ex-presidente Lula (PT) e atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República, neste mês de fevereiro

Três institutos de pesquisas mostraram números diferentes no tocante à distância entre o ex-presidente Lula (PT) e atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República, neste mês de fevereiro. Quando comparadas, divergem em relação à distância eleitoral entre os nomes que polarizam a pré-campanha, mesmo entre aquelas que têm metodologias parecidas.

Com a aproximação do período eleitoral, os levantamentos tornam-se frequentes, sendo todos eles registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fim de garantir a segurança dos parâmetros apresentados pelos institutos. Sendo um retrato do momento em que são feitas, no entanto, as pesquisas não deixam de causar impacto, curiosidades e questionamentos.

Genial/Quaest

Primeiro, os números da Genial/Quaest, divulgados no dia 9, apontavam a liderança do ex-presidente Lula com 45%, seguido por Bolsonaro, com 23%. A distância, neste caso, seria de 22 pontos percentuais para o petista, na modalidade estimulada. Foram entrevistados presencialmente 2 mil eleitores, de 16 anos ou mais, nas 27 unidades da Federação, entre os dias 3 e 6 de fevereiro. (Registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08857/2022)

Ipespe

Dois dias depois, a pesquisa Ipespe indicou que o ex-presidente Lula liderava as intenções de voto, também na modalidade estimulada, com 43%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 25%. Neste caso, a diferença seria de 18 pontos percentuais. O levantamento foi realizado por telefone, com 1.000 entrevistados, entre os dias 7 e 9 de fevereiro de 2022. (Registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-03828/2022).

DataPoder

Também realizada por telefone, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, a pesquisa do instituto DataPoder mostrou números bem mais divergentes: no intervalo de um mês, caiu 5 pontos a diferença entre Lula e Bolsonaro. Enquanto o petista tem 40%, o pré-candidato à reeleição surge com 31%, uma diferença de apenas 9 pontos percentuais, bem divergente do que traz os dois institutos citados anteriormente.  (Registro no TSE é BR-06942/2022).

Como explicar?

Especialistas sempre reforçam que as pesquisas são um retrato do momento e que, quando realizadas sob diferentes metodologias, podem resultar em números bem diferentes. No caso das pesquisas em questão, entretanto, dois levantamentos (Ipespe e Datapoder) realizados com parâmetros semelhantes, isto é, pelo telefone, em um intervalo de tempo relativamente curto, apresentam números bastante discrepantes.

Por outro lado, os números  da pesquisa Ipespe são semelhantes aos resultados da Genial Quest, mesmo com metodologias completamente distintas. “Me chama atenção que os indicares são muito próximos, tanto do levantamento presencial quando da pesquisa por telefone. Não dá fazer esse comparativo”, avaliou o consultor do Grupo 6Sigma, Pedro Cézar Coelho, especialista em pesquisas eleitorais.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde a última terça-feira (15) pelo menos mais 5 pesquisas foram registradas com números para a Presidência da República. Elas devem ser divulgadas nos próximos dias, revelando novos cenários e gerando novas análises.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba