reverte as mudanças

PTB se funde, acaba e tenta renascer à esquerda e longe de Roberto Jefferson

Foto: Reprodução

Menos de um mês após sua extinção devido à fusão com o Patriota, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) está em processo de renascimento, buscando uma nova identidade ao abrigar brizolistas. A legenda pretende retornar às suas raízes, associadas aos ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, além de Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

O PTB, anteriormente liderado pelo ex-deputado direitista Roberto Jefferson, que está preso desde outubro de 2022, quando confrontou policiais federais em sua residência, agora planeja uma mudança radical para o espectro político da esquerda.

Na última sexta-feira (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu sinal verde para que os brizolistas iniciem a coleta de assinaturas visando a recriação do PTB. O partido consta no rol do tribunal como “partido em formação” e tem dois anos para angariar 500 mil assinaturas.

Após a fusão com o Patriotas, que deu origem ao Partido da Renovação Democrática (PRD), ambos tentaram contornar a cláusula de barreira, já que não obtiveram desempenho suficiente nas eleições para a Câmara dos Deputados, o que garantiria acesso aos fundos partidário e eleitoral.

À frente da recriação está o ex-deputado constituinte Vivaldo Barbosa, que foi secretário da Justiça durante o mandato de Brizola no Executivo fluminense em 1983. Barbosa, que será o presidente do partido, enfatiza o desejo de resgatar o verdadeiro caráter trabalhista do PTB.

Fundado em 1945 por Getúlio Vargas, o PTB foi extinto durante a ditadura militar e refundado em 1980 por Ivete Vargas, sobrinha-neta do ex-presidente. A batalha judicial entre Ivete Vargas e Brizola pelo controle do partido resultou na afiliação de Roberto Jefferson e em uma guinada à direita.

A nova versão do PTB já possui um estatuto que reverte as mudanças adotadas sob a presidência de Jefferson, incluindo a troca de cores da bandeira. O partido agora retoma as cores originais, com três listras verticais e o nome escrito no centro. O estatuto também define que o PTB se inspirará nos princípios de democracia, nacionalismo, trabalhismo, socialismo e na prática da República.

O número do partido nas urnas, o 14, ainda será confirmado após a coleta de todas as assinaturas necessárias. Segundo Barbosa, o novo PTB já está presente em 20 estados e iniciou a coleta de assinaturas, faltando apenas alguns estados para estabelecer suas comissões. “Vamos ampliar nossa organização, cobrir todos os estados e mergulhar na discussão política”, afirma Barbosa.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Meio Norte