Bastidores

PT oficializa convite de filiação a Luciano Cartaxo, que avalia: "É fundamental que esse diálogo vá avançando"

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou, através do seu presidente estadual na Paraíba, Jackson Macêdo, que realizou um convite de filiação para o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV).

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta quinta-feira (30), Macêdo afirmou que a intenção do PT com a possível chegada de Cartaxo é lançá-lo candidato a governador do estado em 2022. Jackson revelou que Cartaxo tem pontuado positivamente em pesquisas internas.

“Luciano já foi filiado ao PT, uma liderança importante na Paraíba. Luciano tem pontuado muito bem nas pesquisas que nós temos acesso aqui no Estado. É uma liderança que merece sim o nosso reconhecimento, nosso respeito”, disse.

“Já tive várias conversas com ele sobre a conjuntura, o quadro nacional. Já expressei para ele que eu achava importante ele voltar ao PT. É importante tê-lo conosco nessa trincheira que nós vamos enfrentar nas eleições do próximo ano. Ter Luciano com a gente seria muito importante. Eu acho que é um nome sim que o PT deve levar em consideração na possibilidade de termos um palanque forte com o presidente Lula, com ele, com o ex-governador Ricardo Coutinho”, continuou Macêdo.

Jackson foi questionado ainda se esse possível retorno de Luciano para disputar o governo estadual no próximo ano significaria um rompimento com o governador João Azevêdo (Cidadania), uma vez que o partido compõe a base de apoio ao governador. O presidente estadual da sigla respondeu que “tática eleitoral o PT vai discutir no momento certo”.

“Uma coisa tem que ser dita e isso não é segredo para ninguém. João Azevêdo prioriza seu palanque com Progressistas e Democratas, que são partidos que nacionalmente estão em campos opostos ao PT”, ressaltou.

Em agosto, Macêdo se reuniu com os irmãos Cartaxo (Luciano e Lucélio), e à época, disse que conversas sobre filiação também aconteceram. Ele isentou Luciano pela forma como saiu do partido em 2015, quando alegou que o cenário nacional que o PT vivia naquele momento seria prejudicial para sua imagem, abrindo as portas para a volta do ex-prefeito de João Pessoa.

Também ao Arapuan Verdade, Cartaxo avaliou o convite feito pelo PT. Ele afirmou que não tomou qualquer decisão sobre retornar ao Partido dos Trabalhadores, mas disse que “um passo concreto pode ser tomado mais adiante”. Cartaxo avaliou como positivas as conversas que tem tido com as cúpulas nacional e estadual da sigla.

“Vejo com alegria esse bom diálogo estabelecido com a direção nacional do PT. Eu estive recentemente com a presidente Gleisi Hoffmann, ontem também tive a oportunidade de dialogar com o dirigente nacional Márcio Macedo [vice-presidente nacional] sobre a questão do cenário eleitoral do ponto de vista nacional e estadual, e abrindo algumas possibilidades, tivemos um diálogo interessante sobre essas questões internas da Paraíba”, explicou.

“Para sair do diálogo e virar algo concreto, isso tem um processo. Nós não podemos atropelar esse processo. É fundamental que esse diálogo vá avançando, com diversas forças políticas”, prosseguiu.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba