Conflito partidário

PT entra com medida cautelar para manter vice na chapa de Ricardo Coutinho

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores ingressou junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na manhã desta quarta-feira (7), com uma medida cautelar solicitando a manutenção de Ricardo Barbosa (PT) como candidato a vice-prefeito na chapa de Ricardo Coutinho (PSB).

Além dessa ação, o PT ingressou nessa terça-feira (6) com um recurso para a manutenção de Antônio Barbosa (PT) como candidato a vice-prefeito na chapa de Ricardo Coutinho, apontando supostas ilegalidades na candidatura de Anísio Maia (PT) à prefeitura municipal de João Pessoa.

A ação acontece horas antes do TRE-PB definir a ordem de exibição da propaganda eleitoral gratuita e o tempo de exibição que cada candidato a prefeito terá. Quem irá julgar a ação será o juiz federal Rogério Abreu, que deve anunciar sua decisão a qualquer momento, já que o sorteio está previsto para começar às 10h.

O tempo de exibição de cada candidato é definido de acordo com a distribuição partidária dos assentos na Câmara dos Deputados. A partir de quantos partidos tem a coligação do candidato, será feito o somatório do tempo. Esse tempo oriundo da distribuição partidária equivale a 90% do total de exibição. Os outros 10% são distribuídos igualmente para todos os candidatos.

Esse sorteio estava originalmente marcado para acontecer na última sexta-feira (2), porém, naquela ocasião, o imbróglio envolvendo o PT, que estava presente em duas coligações, impossibilitou a definição do mesmo.

Com a decisão do juiz eleitoral Fábio Leandro de Alencar, tomada na última segunda-feira (5), a coligação “Unidos por João Pessoa”, formada pelos partidos PT e PCdoB, em nome de Anísio Maia (PT) e Percival Henriques (PCdoB), foi homologada para disputar as eleições municipais em João Pessoa.

Além disso, o juiz solicitou para que o PSB retire o PT da coligação “A Força do Povo”, que até então estava composta por Ricardo Coutinho (PSB) e Antônio Barbosa (PT).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Felipe Nunes e Bruno Marinho