Espera a suspeição de Moro

PT da Paraíba não vê 'Lula livre' em julgamento sobre prisão em 2ª instância

O presidente do diretório estadual, Jackson Macedo, não crê que a decisão da corte alcance o petista. 

O Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba não espera que o ex-presidente Lula da Silva saia da prisão após o julgamento sobre prisão em segunda instância, que está pautado para esta quinta-feira (17) no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente do diretório estadual, Jackson Macedo, não crê que a decisão da corte alcance o petista.

Realista sobre a situação do ex-presidente, Jackson Macedo lembrou que o processo de Lula referente ao triplex já foi apreciado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e que portanto o partido não deposita esperanças no julgamento desta quinta. As apostas do partido estão no julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, também no STF.

“A expectativa maior nossa em relação a Lula, não é nesse julgamento, é no julgamento da suspeição de Moro. Até porque, esse julgamento de segunda instância, no caso do triplex, não atinge mais Lula, pois Lula foi condenado inclusive em terceira instância. Então, a expectativa maior do PT é sobre o julgamento da suspeição de Moro. Esse sim é o julgamento que pode colocar Lula em liberdade, que está na mão de Celso de Melo”, admitiu.

Jackson Macedo também lembrou que uma possível decisão do STF contra prisão em segunda instância, pode liberar milhares de condenados pelas ruas do país. “Até porque, acho muito difícil que o STF tome a decisão só depois de transitado em julgado, pois se isso acontecer, 200 mil presos vão ficar em liberdade”, pontuou.

Sítio de Atibaia 

Outra aposta do PT é que  a condenação no caso do sítio de Atibaia seja anulado com base no novo entendimento do STF sobre alegações finais de delatores e delatados. “A defesa de Lula questionou à época o direito do presidente de apresentar as alegações por último, então entra na decisão do STF. Vamos aguardar o desenrolar, para que nesse caso específico o processo seja anulado e volte para as alegações iniciais “, completou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba