fogo cruzado

PSDB é o 1º partido a propor um programa para o Brasil - Por Inaldo Sampaio

O partido propõe a defesa do “estado necessário”, ou seja, nem máximo e nem mínimo, mantendo apenas as estatais que forem necessárias ao desenvolvimento do país.

Inspirado no ex-governador Mário Covas, que ao disputar a Presidência da República em 1989 afirmou que o Brasil precisava de um “choque de capitalismo”, o Instituto Teotônio Vilela ofereceu na terça-feira (28) à direção nacional do PSDB um esboço de um programa de governo para ser defendido pelo seu futuro candidato a presidente Geraldo Alckmin. O partido propõe a defesa do “estado necessário”, ou seja, nem máximo e nem mínimo, mantendo apenas as estatais que forem necessárias ao desenvolvimento do país. O partido não fala abertamente em privatizar a Petrobrás, a Eletrobrás, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica. Mas dá a entender que está pronto para defender a desestatização de todas elas, embora reconheça que “o livre mercado por si só não é capaz de assegurar a distribuição mais equânime das riquezas produzidas e, assim, superar as desigualdades e a pobreza”. Óbvio que este documento ensejará um vigoroso debate sobre o seu conteúdo, já que a defesa de estatais ainda é tabu para certos setores do partido. Mas com sua simples divulgação os tucanos estão prestando um notável serviço ao país. Afinal, nenhum outro partido fez isto até agora e o debate sobre a sucessão de Temer não pode se restringir à discussão de nomes (Lula, Ciro, Bolsonaro, Marina, Álvaro Dias, etc). É preciso debater ideias e é exatamente isto que o PSDB está propondo.

Rápido no gatilho

O governo da PB precisou de apenas 20 dias para atrair para o Porto de Cabedelo uma filial da cervejaria “Experta” que tem sua matriz no ES. Durante esse período, o governador Ricardo Coutinho ofereceu à empresa o terreno, a infraestrutura e os incentivos necessários para atraí-la para o seu Estado. A cervejaria, que investirá 100 milhões no empreedimento, foi assessorada pela consultoria pernambucana Dimer & Fialho Consulting.

Sem fim > O TCE acaba de concluir um levantamento sobre obras inacabadas em PE de responsabilidade do Governo do Estado e dos Municípios. São exatas 1.582 obras, cujos contratos totalizam cerca de R$ 6 bilhões.

Exclusão > O programa político do PMDB que foi ao ar na noite de ontem, em cadeia nacional de rádio e TV, não mostrou ninguém de PE. Ficaram de fora o deputado Jarbas Vasconcelos e o senador Fernando Bezerra Coelho, que brigam pelo controle da legenda no Estado.

Exterior > O reitor da UPE, Pedro Falcão, estará na China de 11 a 19/12 para participar da 12ª conferência do Instituto Confúcio. É a 1ª viagem que ele fará ao exterior em missão oficial. Seu antecessor, Carlos Calado, viajou diversas vezes, sempre a convite de instituições de ensino.

Pesquisa > O PT passou a levar a sério a candidatura da vereadora Marília Arraes depois que ela apareceu bem situada em pesquisa feita no Estado inteiro pelo Instituto Múltipla (de Arcoverde). Mas, se depender do senador Humberto Costa, o partido se aliará ao PSB.

Fonte: Folha PE
Créditos: Inaldo Sampaio