Chapas majoritárias

Próximos das convenções, pré-candidatos a governador da Paraíba avançam na definição de seus vices; confira quem são os cotados para cada um

Próximo ao período de convenções partidárias, começa a necessidade de os pré-candidatos a governador da Paraíba definirem quem irá integrar as suas chapas majoritárias. Se por um lado a grande maioria já tem definidos quem irão ser seus pré-candidatos a senador, o posto de vice-governador anda mais indefinido.

Dos atuais sete pré-candidatos a governador, apenas dois já escolheram quem irá compor sua chapa como vice: Adjany Simplício (PSOL) e Antônio Nascimento (PSTU). Os demais, João Azevêdo (PSB), Veneziano Vital (MDB), Nilvan Ferreira (PL), Major Fábio(PRTB) e Pedro Cunha Lima (PSDB) ainda estão com nomes em avaliação e não definiram seu colega de chapa.

Confira a seguir a situação de cada um deles, elencados por ordem alfabética:

Adjany Simplício (PSOL)

Adjany Simplício revelou ao Polêmica Paraíba nesta semana que o PSOL se coligou com o Unidade Popular (UP), que indicou Jardel Wandson como seu pré-candidato a vice. Jardel é presidente municipal do Unidade Popular em Campina Grande e diretor do Sindicato de Telecomunicações da Paraíba (SINTTELPB). Além disso, ele é militante do Movimento Luta de Classes.

Antônio Nascimento (PSTU)

O PSTU anunciou, no início de junho, a chapa conjunta do partido composta por Antônio Nascimento como pré-candidato a governador e Antônio Radical como seu pré-candidato a vice. Radical já foi candidato a prefeito em João Pessoa em 2004 e 2012 e a governador em 2014.

João Azevêdo (PSB)

O governador João Azevêdo vive um imbróglio desde que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) anunciou que disputaria a reeleição, em vez de disputar o Senado, como era especulado. No mesmo evento, ele anunciou que o Progressistas indicaria o nome de vice-governador da chapa majoritária, cargo que já era pleiteado pelo Republicanos.

Com isso, Progressistas e Republicanos iniciaram uma guerra nos bastidores, mas também pública, para ver quem irá indicar o pré-candidato a vice-governador na chapa majoritária de reeleição. A preço de hoje, são três os indicados que passarão pela análise do governador.

O Progressistas indicou o nome do vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro, enquanto o Republicanos apresentou ao governador os nomes do deputado estadual Wilson Filho e do ex-senador Raimundo Lira.

Major Fábio (PRTB)

Já o Major Fábio ainda não definiu quem será seu vice. Em conversa com o Polêmica Paraíba, ele afirmou que está analisando nomes. Ele citou que o perfil desejado é de um jovem, que a pessoa esteja voltada à área do empreendedorismo, dando preferência à geografia, sendo uma pessoa de Campina Grande ou do Sertão.

Nilvan Ferreira (PL)

Nilvan Ferreira disse que trabalha com cinco nomes para compor a sua chapa majoritária na condição de vice-governador. Em contato com o Polêmica Paraíba, o pré-candidato confirmou três desses cinco nomes, que já foram publicados na mídia, mas não revelou a identidade dos outros dois.

Entre os nomes em análise, estão o empresário Artur Bolinha, a médica Annelise Meneguesso (ambos disputaram a prefeitura de Campina Grande em 2020, sendo Bolinha candidato a prefeito e Annelise a vice-prefeita na mesma chapa) e a esposa do deputado estadual Moacir Rodrigues, cunhada do ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues, Giovanna Fernandes.

Veneziano Vital (MDB)

O senador Veneziano Vital do Rêgo tem apoio político do PT estadual. Dessa união, saiu a indicação do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) para a vaga do Senado. Mas o PT ainda quer mais e pretende indicar o candidato a vice-governador na chapa.

Nesta semana, o diretório estadual do partido se reuniu para escolher quatro nomes a serem indicados pelo partido para que passem pelo crivo do senador. Foram eles a professora universitária e militante de Direitos Humanos, Maria Luiza Alencar Feitosa; a ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena; o ex-prefeito de Patos, Lenildo Morais; e o advogado e presidente do PT de João Pessoa, Antônio Barbosa.

A surpresa da lista ficou pela ausência do clã Cartaxo, que segundo bastidores, tinha a preferência de Veneziano.

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Por último, a candidatura do tucano Pedro Cunha Lima segue sem indicação. Especulava-se que o apresentador de televisão Samuka Duarte poderia compor a chapa majoritária de Pedro como candidato a vice, no entanto, Samuka desistiu de disputar um cargo eletivo neste ano.

Questionado pelo Polêmica sobre a escolha de seu vice, Pedro se limitou a dizer que está “indefinido”.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba