Cícero x Nilvan

'PROPOSTAS, EXPERIÊNCIA, NOVAS IDEIAS': qual a motivação dos eleitores de cada candidato para o segundo turno em JP

A campanha política constrói estratégias e causam efeitos específicos no público que se refletem nas urnas.

As emoções do primeiro turno temperaram a campanha política em João Pessoa, fazendo com que o segundo turno fosse disputado pelos candidatos Cícero Lucena (PP) que obteve 75.544 (20,72%) e Nilvan Ferreira (MDB),  que obteve 60.559 votos (16,61%). Eles se enfrentam nas urnas no próximo domingo (29).

Nesta disputa o eleitor terá duas vertentes para escolher, de um lado, Cícero Lucena, que já foi prefeito duas vezes e tem experiência na carreira política. Do outro lado Nilvan Ferreira, comunicador que ganhou visibilidade como radialista e enfrenta a disputa política pela primeira vez. Os eleitores serão motivados a escolher a experiência de um ou apostar no novo do outro.

PESQUISA OPINIÃO: Cícero Lucena lidera com 43,5% e Nilvan Ferreira tem 32,1%

A campanha política constrói estratégias e causam efeitos específicos no público que se refletem nas urnas. No primeiro turno, a Zona Sul foi conquistada pelo candidato Nilvan, já o concorrente, Cícero Lucena obteve mais votos na Zona Norte.

O que leva em consideração na hora de decidir o voto? Os eleitores são motivados pelos projetos, a ideologia partidária de cada candidato, mas não só isso. Uma das coisas que pode pesar na urna é a viabilidade dos candidatos, a chance dele ganhar as eleições, pois boa parte das pessoas preferem apostar em “times” que tem mais chances de ganhar.

Lembrando que as redes sociais esse ano, também foi uma das ferramentas essenciais para a conquista de votos e motivação dos eleitores. Os dois candidatos souberam investir no fenômeno do político “influencer”, alimentando bem as redes com propostas, fotos dos eventos, enquetes e filtros especiais.

 

Alianças

As alianças políticas também interferem nessa tomada de decisão, já que o candidato de preferência pode ter perdido no primeiro turno, mas esteja apoiando outro candidato com ideologias “parecidas”.

O ex-prefeito Cícero Lucena conta com algumas alianças e também com o reforço da colaboração do governador João Azevêdo e do seu esquema político.

Posição de Cícero é de expectativa quanto a alianças em segundo turno

Nilvan,  afirmou desde o primeiro turno que se fosse para o segundo iria buscar alianças. “Vou procurar interesses coletivos. Vou fazer alianças em torno de um projeto para João Pessoa, que é o mais importante nesse momento.”

Agora resta aos eleitores aguardar e em poucos dias saber quem foi o mais competente na conquista dos votos dos pessoenses.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba