Projeto Raimundo Lira que integra a Agenda Brasil propõe revitalização permanente do Rio São Francisco

Lira_Entrevista (2)
Em entrevista à imprensa paraibana nesta sexta-feira (22), concedida em João Pessoa, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) fez um balanço positivo do seu primeiro ano de mandato. Ele lembrou de sua participação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na Comissão Nacional do Desenvolvimento e na Comissão Externa de Acompanhamento das obras do Rio São Francisco.

Lira destacou sua presença em todas as sessões do Senado e a luta para conseguir recursos e revitalizar as barragens paraibanas. Ele disse voltou ao Senado para trabalhar fortemente em favor da Paraíba. Prova disso é que chega a trabalhar cerca de 50 horas por semana, tendo, assim, presença efetiva nas mais importantes votações da Casa. “Eu voltei ao Senado Federal e só me restava uma alternativa, que era trabalhar forte, e levar para a Casa uma dedicação integral. Tanto é que, este ano, eu tive apenas uma falta regimental, me parece que foi a melhor posição em torno de presença de parlamentares no Plenário” observou. Durante a entrevista, Lira ressaltou que teve uma boa produção legislativa, apresentando 67 proposituras, todas de relevância para o País. Ele lembrou que, graças à relevância de suas proposituras, teve o privilégio de ter um de seus projetos escolhidos para integrar a chamada Agenda Brasil, pauta proposta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para estabelecer metas de crescimento para o País.

Trata-se do Projeto que cria um percentual do faturamento sobre as empresas que geram energia e usam água do Rio São Francisco. O projeto, conforme revelou o senador, já foi aprovado pelo Senado e seguiu para votação na Câmara Federal. Como presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras do Rio São Francisco, Raimundo Lira disse que tem tido uma preocupação com a vida do ‘Velho Chico’.

“A revitalização do Rio é um assunto de absoluta importância, porque não adianta a gente ter, aqui na Paraíba, essa almejada transposição, se daqui a 15 a 20 anos o Rio São Francisco não tiver água”. Lira disse que propôs a revitalização do Rio São Francisco com base em um modelo implantado no Rio Missisippi, nos Estados Unidos. Lá, desde 1910, a revitalização é feita permanentemente, buscando sempre recuperar a natureza.

Ainda em relação ao São Francisco, Lira lembrou que, no ano passado, convidou o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para visitar o canteiro da obra na Paraíba e que, durante a visita, conseguiu do ministro a garantia de recursos para revitalizar a barragem de Caiçara, entre Cajazeiras com São José de Piranhas.

“Naquele momento, nós conseguimos um compromisso importante para a nossa Paraíba: que a barragem de Caiçara terá um canal de 6 quilômetros para abastecer a barragem de Engenheiro Ávidos, que levará água para o Rio São Gonçalo.

Lira conseguiu, junto ao Ministério da Integração, a garantia de recursos para recuperar três barragens na Paraíba. Ele lembrou que, para 2016, o governo federal só tinha recursos para revitalizar 4 barragens em todo o Brasil e que, graças à sua atuação, três serão da Paraíba: a barragem de Poções, em Monteiro; o açude Engenheiro Ávidos, que está com a sua capacidade de armazenamento de água comprometido; e a barragem de São Gonçalo, na região de Sousa. “Portanto, é um trabalho intenso e diuturno, em favor da Paraíba”.