Honraria

Presidente da Unida é indicado e eleito por unanimidade para presidir Câmara do Açúcar e Álcool do Mapa

O atual presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-Açúcar (Unida) e Primeiro Vice-Presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Tavares Campos Neto foi indicado e eleito, por unanimidade, para assumir a Presidência da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, do Ministério da Agricultura.

Foto: Assessoria

O atual presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-Açúcar (Unida) e Primeiro Vice-Presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Tavares Campos Neto foi indicado e eleito, por unanimidade, para assumir a Presidência da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, do Ministério da Agricultura.

Pedro Neto, que reside na capital paraibana, é neto e filho de produtores de cana-de-açúcar, vai substituir o atual presidente da SIAMIG, Mário Campos. A nomeação e posse depende da assinatura do termo pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o que deve ocorrer até a próxima semana. O novo mandato compreende o período 2023/2027.

A Câmara Setorial é um fórum de discussões, no qual estão presentes entidades representativas do Estado e da iniciativa privada. A indicação de Pedro Neto à Presidência teve o aval de entidades como a Unica, Feplana, OCB, Embrapa, SIAMIG, entre outros órgãos de classe. “Fico muito lisonjeado de ter tido meu nome lembrado e referendado por essas entidades de classe que tão bem representam o nosso setor e agradeço a confiança, não somente pela parte dos produtores, mas, também, dos industriais. Sei da responsabilidade que é presidir a Câmara Setorial e mais ainda suceder Mário Campo, que é referência e exemplo para todos nós”, afirmou Pedro Neto.

Segundo ele, sua gestão na Câmara Setorial vai se pautar na defesa das causas do segmento produtivo e na conciliação de ações. “Na Câmara debatemos temas de interesse do setor, uns que são de interesse comuns a toda cadeia produtiva, outros que são divergentes, mas, vou tentar fazer com que os temas divergentes se tornarem de interesse geral também, porque unidos caminharemos mais fortes na defesa das pautas do setor sucroenergético” reiterou Pedro Neto, prometendo dar o melhor que puder em sua gestão, priorizando a união de propósitos.

“O setor sucroenergético celebra a indicação de Pedro Neto para presidência da Câmara Setorial. Apesar de bem jovem, Pedro Neto tem maturidade, experiência e competência, além de um profundo conhecimento do setor. Acredito que não poderíamos estar em melhores mãos. Não tenho dúvidas que sua gestão será exitosa e contribuirá com o desenvolvimento do setor. Hoje, pouca gente pode dizer que entende e debate o setor com tanta propriedade como ele”, destacou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, José Inácio de Morais.

“Pedro Neto desponta com um dos líderes dessa nova geração de fornecedores de cana no Nordeste, região de grande vocação canavieira, e tem muito a contribuir com o setor em nível nacional através de sua liderança na Câmara”, diz Paulo Leal, presidente da Feplana. “Pedro Neto assumirá o cargo mais importante do setor sucroenergético e contará com todo nosso apoio nesta nova missão”, reforçou o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Lima.

Na pauta, o novo presidente deve encarar temas de grande importância para o segmento, a exemplo da isenção de pautas ligadas ao setor e a inclusão dos fornecedores independentes de cana em políticas públicas, como a do Renovabio, que desde que foi criado, em 2018, deixou de fora do recebimento do CBIOs os produtores, além do Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), o uso dos biocombustíveis, o Projeto de Lei nº 4.516/23, conhecido como o PL do Combustível do Futuro, entre outras pautas de interesse do setor.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba