RECONSTRUÇÃO

Prefeito entrega praça e lança edital para recuperação e reforma de imóveis privados nesta sexta

Reforma_Praça1817_foto_julianasantos 006O prefeito Luciano Cartaxo inaugura nesta sexta-feira (13), às 10h, a Praça 1817. A entrega faz parte de um conjunto amplo de intervenções no Centro Histórico realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. A revitalização da praça integra a lista das 50 obras a serem entregues até o mês de aniversário da cidade, em agosto. Durante a cerimônia, o gestor municipal também lança o edital para o financiamento de reforma e recuperação de imóveis privados localizados no Centro Histórico.

A Praça 1817 tem grande valor histórico, pois ocupa o espaço onde ficava o antigo pátio da Igreja das Mercês. O local foi rebatizado em 1917 para marcar o centenário da Revolução de 1817, conhecida como Revolução Pernambucana, que contou com participação de paraibanos. A revolução resultou na destituição do governo partidário português e na proclamação da República.

O equipamento público fica entre as ruas Rodrigues de Aquino e Visconde de Pelotas, e está dividia em dois níveis: inferior e superior. O trecho é um dos principais pontos de referência do Centro da cidade, por onde passam milhares de pessoas todos os dias. No local foi feita a troca do piso, nos dois níveis da praça, além da construção de nova escadaria ligando as duas ruas. O piso novo tem sinalização tátil para auxiliar pessoas cegas. Já as rampas foram dispostas de frente às faixas de pedestres, garantindo segurança e acessibilidade na área.Reforma_Praça1817_foto_julianasantos 035

Na lateral da praça, que fica na Rua Rodrigues de Aquino, foi feita a redefinição do traçado para estacionamento de veículos. Já na parte superior, da Rua Visconde de Pelotas, o ponto de táxi permanece. Além disso, foi feito o empraçamento do nível inferior com bancos, jardim e iluminação especial em toda área da praça.

Edital – O edital para o Financiamento de Reforma e Recuperação de Imóveis Privados do Centro Histórico é uma parceria firmada com o Ministério da Cultura. A recuperação busca a adequação de imóveis de diversos usos ao seu propósito, resguardando, ao mesmo tempo, a integridade e seus valores culturais. O benefício não é destinado à aquisição ou reforma de prédios novos, atendendo à reforma de imóveis que estejam em área de tombamento federal ou no entorno. O prazo de financiamento é de até 15 anos.

“Com juros zero, essa é a oportunidade para quem desejava há muito tempo reformar a casa, trocar o telhado ou fazer qualquer reparo”, destacou Ruy Leitão, coordenador da Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP).

Até o mês de agosto, o Centro Histórico, que tem agora a nova Casa de Pólvora, um Centro Cultural, além da recuperação das praças da Independência, da Pedra e João Pessoa, ganhará ainda outras melhorias, como o novo Parque da Lagoa, a requalificação da Avenida Getúlio Vargas, além da revitalização do Hotel Globo.

Fonte: SECOMJP