Intercâmbio

Pollyanna Dutra visita CEPAL, no Chile, e faz balanço da missão internacional representando a PB

A secretária de estado do desenvolvimento humano da Paraíba, Pollyanna Dutra, visitou, nesta quinta-feira (14), a sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), no Chile, onde finalizou sua missão de intercâmbio de experiências.

Foto; Assessoria
Foto; Assessoria

A secretária de estado do desenvolvimento humano da Paraíba, Pollyanna Dutra, visitou, nesta quinta-feira (14), a sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), no Chile, onde finalizou sua missão de intercâmbio de experiências.

Ao todo, a secretária passou quatro dias em imersão no país, conhecendo experiências na área do desenvolvimento social, estratégias de atuação junto às famílias necessitadas e de combate à pobreza, que são referências em toda a América Latina. A gestora fez um balanço da experiência destacando o que isso repercutirá para as políticas públicas desenvolvidas na Paraíba.

“Tivemos quatro dias de imersão junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Família, aqui no Chile, onde conhecemos de perto, ao lado de técnicos da nossa Secretaria, cada detalhe da atuação de um país que hoje é referência na América Latina. Mas não vimos isso apenas de dentro de escritórios, vimos a teoria e fomos absorver também na prática, visitando cidades da Região Metropolitana de Santiago, onde as políticas funcionam ativamente. Uma visita extremamente importante, que nos abriu possibilidades de ampliar a atenção das políticas públicas da Paraíba no combate à pobreza e extrema pobreza”, explicou.

A secretária de estado ressaltou, da agenda cumprida no país, o diálogo realizado com a CEPAL, que irá se estender também após o seu retorno ao Brasil.

“Tivemos um diálogo extremamente importante na CEPAL, que é o centro especializado para discutir soluções de combate ao subdesenvolvimento. Muita honra em estar no berço de grandes nomes, que acolheu também um ilustre paraibano, Celso Furtado, que contribuiu como membro da CEPAL por muitos anos. Nesse nosso diálogo, o enfrentamento à pobreza e a inserção das pessoas no mercado de trabalho foram o centro da conversa. Também compartilhamos experiências da Paraíba, a exemplo das exitosas ações de segurança alimentar que realizamos. Foi uma visita importante. A CEPAL possui evidências positivas e se prontificou a ajudar a Paraíba nesse processo”, afirmou.

Conforme Pollyanna, outro ponto a ser destacado é a boa relação do Brasil com o Chile, que fez a diferença para o sucesso da experiência.

“Gostaria de acrescentar todo o apoio dado pela embaixada do Brasil no Chile, que acompanhou toda a agenda. Muito importante a relação internacional do Brasil com o mundo inteiro, agora com solidez. Aproveito para destacar meu agradecimento ao governador João Azevêdo, por acreditar que o desenvolvimento de um estado perpassa pelo desenvolvimento das pessoas, e à embaixada do Brasil em nome do diplomata Ricardo”, pontuou.

A comitiva paraibana, também formada por assessoria jurídica, técnica em vigilância socioassistencial e assessoria de assuntos internacionais, voltará para o Brasil nesta sexta-feira, com perspectivas de desenvolver projetos, por meio dessa ponte estabelecida, para aplicação ainda neste ano nas políticas públicas de assistência desenvolvidas na Paraíba. “Sem dúvidas levamos na bagagem muito conhecimento e iremos aplicar tudo em nosso estado”, arrematou a secretária.

Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba