Pleito de 2022

Polícia Civil e TRE-PB discutem maior participação da PC nas investigações de crimes eleitorais

O delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, André Rabelo, e a delegada-geral adjunta, Cassandra Duarte, se reuniram com o desembargador Joás de Brito Filho, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em João Pessoa, para tratarem da virtualização das investigações de crimes eleitorais no âmbito da Polícia Civil.

O objetivo do encontro foi discutir mecanismos para que policiais civis tenham acesso ao PJE (Processo Judicial Eletrônico) eleitoral, como forma de tornar mais céleres as comunicações de crimes eleitorais, durante as eleições. Trata-se de uma demanda conjunta, onde as duas instituições identificaram a necessidade de se fortalecer a comunicação virtual nas investigações.

“É uma medida absolutamente necessária, uma vez que a Polícia Civil é a responsável, suplementarmente, pelas investigações dos crimes eleitorais onde a Polícia Federal não atua. Vemos a iniciativa de forma muito promissora e que irá render bons resultados para a lisura dos pleitos eleitorais”, disse André Rabelo.

As equipes técnicas dos dois órgãos já estão providenciando os ajustes necessários à segurança e agilidade que esse trabalho específico exige. “Desde já, nos colocamos à disposição”, declarou o delegado-geral.

PJE

O Processo Judicial Eletrônico (PJE) é uma plataforma digital desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com diversos tribunais do Poder Judiciário. A ferramenta já é utilizada por policiais civis na Paraíba durante o processo de comunicação dos mais variados delitos, e agora terá maior abertura para casos específicos de crimes eleitorais.

A reunião ocorreu na última quinta-feira (02).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com informações da Polícia Civil