Revolta

Secretário de Educação cria comissão para apurar irregularidades da sobrinha, e continua despachando normalmente com a investigada 

Secretário de Educação cria comissão para apurar irregularidades da sobrinha, e continua despachando normalmente com a investigada 

As recentes portarias emitidas pelo Secretário de Estado da Educação têm gerado polêmica e agitação na Secretaria. No primeiro documento, o secretário designou os servidores José Rofrants Lopes Casimiro Júnior, Maria José Medeiros Neta e Rita Torres Formiga para investigar uma suposta conduta inadequada de uma servidora da pasta, que se trata de sua sobrinha, Anna Vitória.

Mesmo com a investigação em curso, o Secretário Roberto Souza demonstra autoridade e segurança diante da situação. Nas redes sociais, ele postou uma foto ao lado da sobrinha: “Assinando mais ordens de serviço para melhoria de nossas escolas. Mais 11 escolas serão beneficiadas”, escreveu.

O que mais tem chamado a atenção é a segunda parte da portaria, na qual o secretário designa vários servidores para compor a Comissão Permanente de Inquérito (CPI/SEE-PB) por um período de dois anos, e também nomeia a servidora Mikaela Fernandes de Souza Gomes para exercer o cargo de Secretária da CPI/SEE-PB pelo mesmo período. A portaria entrará em vigor a partir da sua publicação.

Sobre a investigada

A investigação em questão envolve a funcionária Anna Vitória, sobrinha do secretário, Gerente de Acompanhamento e Manutenção de Obras da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Documentos do Tribunal de Contas do Estado revelam que Anna Vitória esteve recebendo um salário duplicado, levantando sérias questões sobre sua conduta e a gestão interna da Secretaria.

O fato de Anna Vitória ser “sobrinha do coração” do secretário Roberto Sousa tem levantado suspeitas de possíveis favorecimentos e nepotismo dentro da secretaria. Sua nomeação para o cargo de gerente, feita pela professora Flávia Nonato, esposa do secretário, tem gerado ainda mais controvérsias. Não se sabe ainda se Anna devolveu o dinheiro que foi recebido de forma indevida.

Funcionários denunciam gestão da secretária

Além das questões salariais, funcionários da secretaria têm denunciado o estilo de gestão de Anna Vitória, incluindo acusações de assédio e uso indevido do cargo. Originária de Brejo Santo (CE), Anna Vitória é apontada por relatos como alguém que utiliza sua posição na secretaria em benefício próprio, em detrimento do interesse público.

A nomeação de familiares, as alegações de má conduta e as polêmicas envolvendo a secretaria têm colocado em xeque a integridade do atual secretário de Educação, gerando muito burburinho nos bastidores do estado.