Eleições 2022

PESQUISAS PARA SENADOR NO NORDESTE: na reta final das eleições, saiba quem lidera em cada estado

Faltando quatro dias para as eleições de outubro, as pesquisas eleitorais seguem como um dos principais termômetros da disputa eleitoral deste ano. Nas eleições para o Senado, a série dos últimos levantamentos divulgados pelo instituto IPEC mostra como está a disputa em cada um dos estados da região Nordeste.

Na Paraíba,  o candidato do PT, Ricardo Coutinho, se mantém liderando a disputa com 27% das intenções de voto. Na sequência aparecem Efraim Filho (União Brasil), com 25%; e Pollyanna Dutra (PSB), com 12%.

De acordo com a pesquisa, Ricardo e Efraim estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Confira, a seguir, como está o cenário em cada um dos 9 estados da região Nordeste, de acordo com a mais recente pesquisa IPEC, contratada pela TV Globo.

Alagoas

O ex-governador Renan Filho (MDB) se mantém na liderança da disputa para o Senado em Alagoas, com 59% das intenções de voto, seguido por Davi Davino Filho (PP) , com 21%.

Em relação à pesquisa Ipec anterior, de 1 de setembro, Renan Filho oscilou de 56% para 59%. Já Davi Davino Filho oscilou de 17% para 21% (veja os detalhes mais abaixo).

Bahia

Otto Alencar (PSD) lidera as intenções de voto para o Senado com 41%. Na pesquisa anterior, Otto aparecia com 30%. Este ano, os baianos elegem apenas um senador.

Em segundo lugar nas intenções de voto está o candidato Cacá Leão (PP), com 19%, índice que na primeira pesquisa era de 11%.

Ceará

Camilo Santana (PT) lidera com 66% das intenções de voto; Kamila Cardoso (Avante), tem 13%, Érika Amorim (PSD) tem 3%, e Carlos Silva, 1%.

Camilo Santana, que lidera as três pesquisas, manteve 66%, a mesma porcentagem da pesquisa anterior. Na primeira pesquisa tinha 71%. Kamila Cardoso subiu de 6% para 10% entre a primeira e a segunda pesquisa; na terceira, ela oscilou positivamente no limite da margem de erro, chegando a 13%. Érika Amorim oscilou na margem de erro, de 4% para 3%. Carlos Silva manteve a percentagem da pesquisa anterior, ficando com 1%.

Maranhão

 O candidato Flávio Dino (PSB), mantém a liderança com 59%. Em seguida, aparece Roberto Rocha (PTB), com 21% .A pesquisa ouviu 800 pessoas em 39 municípios, entre os dias 17 a 19 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados na amostra.

Pernambuco

A candidata do PT, Teresa Leitão, segue na liderança da disputa, com 32% das intenções de voto, o que equivale a um aumento de sete pontos percentuais em relação ao último levantamento do instituto.

Empatados numericamente na segunda colocação, estão Gilson Machado (PL), André de Paula (PSD) e Guilherme Coelho (PSDB), com 10%. Os três candidatos oscilaram dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais.

Carlos Andrade Lima (União Brasil) se manteve com 3%. Esteves Jacinto (PRTB) obteve os mesmos 2%. Eugênia Lima (PSOL) e Dayse Medeiros (PSTU) se mantiveram com 1%, cada uma.

Piauí

O ex-governador Wellington Dias (PT) lidera a disputa pelo Senado no estado do Piauí com 46%, na sequência, vem Joel Rodrigues (PP) com 26% Rio Grande do Norte

Carlos Eduardo (PDT) lidera as intenções de voto para o Senado no Rio Grande do Norte. Rogério Marinho (PL) fica em seguida com 21%. Em terceiro lugar, Rafael Motta (PSB) com 14%.

Sergipe

Valadares Filho (PSB) lidera as intenções de voto para o Senado, com 23%. Danielle Garcia (Podemos) têm 20%.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba