eleições

PESQUISAS NO SUDESTE: Três dos quatro governadores da região lideram os levantamentos para serem reeleitos - CONFIRA OS NÚMEROS

Dando continuidade à matéria publicada pelo Polêmica Paraíba que traz, por região, as mais recentes pesquisas eleitorais realizadas nos estados brasileiros, desta vez será a região Sudeste, composta pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e que juntos, colocam a região Sudeste como o maior colégio eleitoral do País, em termos de regiões.

Foi levado em consideração o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e as mais recentes pesquisas estimuladas (quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos) para governador, até o fechamento desta matéria.

Confira a relação, com os estados distribuídos em ordem alfabética.

Espírito Santo (ES-08320/2022)

Divulgada no dia 26 de junho, a pesquisa realizada pelo Instituto Perfil mostra o atual governador Renato Casagrande (PSB) com 30,33% das intenções de votos, seguido de Carlos Manato (PL), com 11,33%.

Em terceiro aparece o senador Fabiano Contarato (PT), que somou 7,42% das intenções de voto. O PT, no entanto, retirou a sua candidatura para apoiar a reeleição do atual governador.

Seguem ainda Guerino Zanon (PSD), com 7,25%; Audifax Barcelos (Rede), com 7%; Erick Musso (Republicanos), com 5,08%; Felipe Rigoni (União), com 4,08% e Aridelmo Teixeira (Novo), com 1%.

Além disso, 15,33% dos entrevistados afirmaram que irão votar ‘Branco/Nulo’ e outros 11,17% estão indecisos. O levantamento ouviu 1.200 entrevistados entre os dias 15 e 21 do mês passado.

Uma nova pesquisa será divulgada nesta sexta-feira (22).

Minas Gerais

A última pesquisa realizada para o cargo de governador de Minas Gerais, feita pelo instituto Paraná Pesquisas, mostra o atual governador, Romeu Zema (Novo), em primeiro lugar, com 45,7% das intenções de votos. Alexandre Kalil (PSD) é o segundo, com 27,4% da preferência dos entrevistados.

Na sequência está Carlos Viana (PL), com 6,4% e Vanessa Portugal Barbosa (PSTU), com 1,8%. Ainda, 7% disseram ‘Não Sabem/Não Responderam’ e outros 9% disseram votar em ‘Branco/Nulo’.

A pesquisa foi feita com 1.640 eleitores, entre os dias 9 e 14 de julho. Há a previsão de uma nova pesquisa ser divulgada no próximo dia 25.

Rio de Janeiro (RJ-08610/2022)

Divulgada nesta quinta-feira (21), a pesquisa do instituto Ipec mostra que, o atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), aparece na frente com 19% das intenções de votos, contra 13% do deputado federal Marcelo Freixo (PSB).

Em seguida aparecem Marcelo Crivella (Republicanos), com 10%; Anthony Garotinho (União), com 6%; Rodrigo Neves (PDT), com 5%; Cyro Garcia (PSTU), com 4%, Eduardo Serra (PCB), com 3%; Coronel Emir Larangeira (PMB), com 2%; Milton Temer (PSOL) e Paulo Ganime (Novo), com 1% cada.

Dos entrevistados, 26% disseram que votarão ‘Branco/Nulo’ ou não votarão e outros 11% disseram estar indecisos. O ex-governador Anthony Garotinho desistiu oficialmente da disputa nessa terça-feira (19), durante a realização da pesquisa.

A pesquisa ouviu 1.008 eleitores entre os dias 16 e 19 de julho. Um novo levantamento está previsto para ser divulgado no próximo dia 24.

São Paulo (SP-05804/2022)

Divulgada pelo Instituto Real Time Big Data em 12 de julho, a mais recente pesquisa para governador de São Paulo mostra o ex-presidenciável Fernando Haddad (PT) na liderança com 34% das intenções de votos, seguidos de Tarcísio Freitas (Republicanos) com 20%.

Em terceiro lugar aparece o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), com 16%, seguido de Vinícius Poit (Novo), com 2%; e Abraham Weintraub (Brasil 35) e Elvis Cezar (PDT), com 1% cada. Felício Ramuth (PSD), Altino Júnior (PSTU) e Gabriel Colombo (PCB) não pontuaram.

A opção de resposta ‘Branco/Nulo’ recebeu 15% dos votos dos entrevistados, e os que disseram ‘Não sabe/Não respondeu’ corresponde a outros 11%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 de julho, com 1.500 eleitores. Um novo levantamento será divulgado no dia 25.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba