2º TURNO

PESQUISA GENIAL/QUAEST: Em votos válidos, Lula tem 54% e Bolsonaro 46%

Uma nova pesquisa realizada pela Genial/Quaest, que foi divulgada nesta quinta-feira, (13), mostra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 54% dos votos válidos, contra 46% de Bolsonaro.

Quando esses dados são ponderados em relação ao grupo de eleitores com maior probabilidade de comparecer no dia da votação, Lula aparece com 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro.

A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest para o segundo turno da eleição presidencial mostra estabilidade em relação à pesquisa anterior. Na pesquisa, considerando os votos totais, incluindo brancos e nulos, Lula oscilou positivamente 1 ponto percentual em relação à pesquisa anterior e poderia ter entre 47% e 51% dos votos.

O presidente Jair Bolsonaro manteve o percentual de intenções de voto, podendo receber entre 39% e 43%.

Essa estabilidade explica-se pelas variações registradas no Nordeste, onde Lula subiu 6 pontos percentuais e tem entre 66% e 70% dos votos, enquanto Bolsonaro tem entre 22% e 26%. No Sudeste, os dois candidatos saíram do empate técnico e o presidente abriu 5 pontos percentuais de vantagem sobre Lula, com intenções de voto entre 44% e 48%; o ex-presidente tem entre 39% e 43%.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 10 e 12 de outubro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-04371/2022.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Estado de Minas