Exclusivo

PESQUISA AGORASEI/POLÊMICA: Saiba quem são os favoritos a ocuparem uma das 19 vagas na Câmara Municipal de Santa Rita

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto AgoraSei do Rio Grande do Norte, vem apresentando ao povo paraibano, várias pesquisas de opinião, do litoral ao sertão sobre a vida nos municípios.

Arte: Marcelo Jr

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto AgoraSei do Rio Grande do Norte, vem apresentando ao povo paraibano, várias pesquisas de opinião, do litoral ao sertão sobre a vida nos municípios.

Esses levantamentos englobam índices políticos e sociais, mostrando como a população avalia os Prefeitos, e as disputas municipais de 2024.

No questionário também é perguntado, quais são os nomes que os habitantes consideram favoritos para ocupar uma das vagas na Câmara Municipal . Os entrevistados são divididos em sete categorias: Gênero, Idade, Ocupação, Renda, Escolaridade, Religião e se a pessoa mora na Zona Urbana ou Rural.

Nessa matéria nós iremos elencar quem são os favoritos a se tornarem Vereadores perante a opinião dos 500 entrevistados na cidade de Santa Rita.

Vale lembrar que Santa Rita tem 19 Vereadores

Foto: Divulgação

O nome mais lembrado foi o do Vereador Bruno de Cicinha, que foi eleito em 2016 e que após ficar na suplência nas últimas eleições, voltou a Câmara após a cassação de parlamentares de partidos que fraudaram a cota de gênero. Na sequência nós vemos os Vereadores Severino Farias e Francisco Queiroga.

O TOP 5 ainda é composto por Otaviano, que na nossa pesquisa se mostra como um estreante com potencial de vitória e o Vereador Fagner Francelino dos Santos, mais conhecido como Boquinha.

Foto: Divulgação

A maioria dos atuais 19 Vereadores aparece entre os favoritos, mas existem algumas surpresas no levantamento. Alysson Gomes e Naedson Graciano são citados por apenas um único entrevistado, enquanto Nininho do Bode e Josivaldo Santana não foram citados por nenhum dos 500 habitantes.

Outro dado que impressiona é o alto número de pessoas que não tem um candidato. Se formos somar, aqueles que não tem opinião e os que pretendem votar branco ou nulo, temos 381 entrevistados, o que demonstra um eleitorado bastante indeciso em quem irá votar para Vereador.

Se formos pegar os recortes dos bairros, Bruno de Cicinha é o líder no Centro e Liberdade, Severino Farias no Popular, os Vereadores Cássio e Célio Rufino e a ex-Vereadora Cicinha são os líderes em Tibiri e o líder comunitário Gustavo de Souza é o mais querido em Várzea Nova.

No Marcos Moura aparecem empatados Lula de Marcos Moura, Capitão Dutra e Julião Martins, esse empate se repete no Heitel Santiago, só que dessa vez com cinco nomes, Bruno de Cicinha, Marinaldo, Ivonete Barros, Adjaílson e Anésio Miranda. Enquanto que nos bairros anteriores, houve uma divisão entre vários nomes, no Loteamento Nice, Arliel foi o único lembrado pelos moradores da localidade.

Em Odilândia, o Vereador Francisco Queiroga é o favorito com uma larga vantagem, já em Lerolândia temos mais um empate triplo entre Kinho de Lerolândia, Marcelo Motos e Genildo do Depósito. no caso de Bebelândia, o único citado foi Vagner.

Os últimos dois bairros tem como favoritos, Otaviano no Livramento, e o mesmo Otaviano empatando com Virgínia e Rosa do Vaqueiro em Cicerolândia.

Fonte: Polêmica Paraíba/AgoraSei
Créditos: Polêmica Paraíba/AgoraSei