Exclusivo

PESQUISA AGORASEI/POLÊMICA: Nilvan Ferreira vence em todos os cenários na cidade de Santa Rita - VEJA OS NÚMEROS

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta quarta-feira (7), a primeira amostra do projeto de pesquisa mais inovador do estado.

PESQUISA AGORASEI/POLÊMICA: Nilvan Ferreira vence em todos os cenários na cidade de Santa Rita - VEJA OS NÚMEROS

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta quarta-feira (7), a primeira amostra do projeto de pesquisa mais inovador do estado.

Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam o levantamento no município de Santa Rita. A pesquisa foi realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2024, utilizando uma amostra de 500 entrevistados.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.3 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

A pesquisa foi registrada no TRE-PB, com o número de identificação: PB-05214/2024

O Prefeito Emerson Panta (PP) está no seu segundo mandato e não poderá se reeleger. Até a publicação desta matéria, Panta não decidiu quem será o seu candidato, mas os nomes especulados são os do seu primo e Secretário Flávio Panta, os irmãos Luciano Alvino e o Presidente da Câmara Jackson Alvino e a Secretária Conceição Amália.

Pela oposição os nomes que se apresentam até o momento são o do radialista Nilvan Ferreira, a Vereadora Ivonete Barros, Pedrito que foi Prefeito de Cruz do Espírito Santo e o bacharel em direito e radialista Nicola Lomonaco. Um outro nome citado, mas que não deve se candidatar é o do ex-Deputado Estadual Flaviano Quinto.

A amostragem trará aos leitores quatro diferentes cenários, e em todos o radialista Nilvan Ferreira aparece a frente nas quatro simulações. Os números apontam que Nilvan terá como principais concorrente o Secretário Flávio Panta e o ex-Prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedrito.

Foto: Cenário 1 – Sem a presença de Luciano Alvino

A inesperada desistência de Nilvan Ferreira em disputar a Prefeitura de João Pessoa na manhã da última sexta (3), e a sua provável candidatura em Santa Rita, chacoalharam o mundo político na cidade dos canaviais, refletindo no resultado da nossa pesquisa, onde o radialista aparece com uma ligeira vantagem sobre Flávio Panta, em um empate técnico entre os dois candidatos.

Pedrito fica um pouco atrás sendo citado por 62 habitantes, seguido por três nomes que também estão praticamente empatados, a Secretária Conceição Amália, a Vereadora Ivonete Barros e Flaviano Quinto. Os dois últimos são o Presidente da Câmara Jackson Alvino e Nicola Lomonaco.

O que surpreende no levantamento são os altos números de indecisos. Se formos somar, aqueles que não tem opinião e os que pretendem votar branco ou nulo, temos 178 entrevistados, o que demonstra um eleitorado ainda a procura de um candidato ideal.

Foto: Cenário 2 – Sem a presença de Luciano Alvino, Ivonete Barros e Flaviano Quinto

Na amostragem sem os nomes da Vereadora Ivonete e do ex-Deputado Flaviano Quinto, a vantagem de Nilvan aumenta minimamente, mas o empate técnico entre o radialista e Flávio Panta se mantém. Os números de Pedrito, Conceição Amália e Nicola permanecem estáveis, mas o número que tem uma mudança mais significativa, é o dos indecisos.

Se na primeira amostragem eles eram 178, nesse segundo cenário, esse montante chega a 203 entrevistados, ratificando a indefinição de uma boa parte dos habitantes de Santa Rita.

Foto: Cenário 3 – Sem a presença de Luciano Alvino, Ivonete Barros, Flaviano Quinto, Jackson Aquino e Conceição Amália

Em um cenário onde o único nome da situação é a do Secretário Flávio Panta, o acirramento fica ainda mais latente e a vantagem de Nilvan é de apenas um voto dentre os 500 entrevistados.

Pedrito também consegue crescer nessa amostragem, passando das 70 citações pela primeira vez nessa pesquisa. Nicola fica muito atrás, sendo lembrado por apenas 5 habitantes.

Foto: Cenário 4 – Sem a presença de Flávio Panta, Ivonete Barros, Flaviano Quinto, Jackson Alvino e Conceição Amália

No último cenário, e único onde o advogado Luciano Alvino se mostra como opção dos entrevistados, Pedrito assume a segunda colocação e Nilvan se consolida com uma dianteira de quase 40 votos para o ex-Prefeito de Cruz do Espírito Santo.

O que surpreende nessa amostragem é o fraco desempenho de Luciano, que não consegue manter os bons números de Flávio Panta, como o possível escolhido do Prefeito, como seu sucessor.

Sem a presença de Flávio Panta, Conceição Amália, Ivonete Barros, Jackson Alvino e Flaviano Quinto, o número de indecisos ultrapassa a metade dos 500 entrevistados, onde 294 habitantes, afirmam que não votariam em ninguém ou que irão votar nulo ou branco.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba/AgoraSei