Eleições

PERNAMBUCO: Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) disputam segundo turno, Teresa Leitão (PT) é eleita Senadora

Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) irão se enfrentar em segundo turno na disputa pelo governo de Pernambuco, em 30 de outubro.

Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) irão se enfrentar em segundo turno na disputa pelo governo de Pernambuco, em 30 de outubro.

Com 99,13% das urnas apuradas no estado até as 22h02, matematicamente não há mais chance de definição em primeiro turno ou de alteração das duas primeiras colocações.

Até o momento, Marília tem 23,89% dos votos, enquanto Raquel registra 20,69% do total.

Marília Arraes, 38 anos, é advogada e deputada federal. Natural de Recife, é neta do falecido ex-governador Miguel Arraes. Marília iniciou a carreira política no PSB, sigla em que ficou entre 2005 e 2015, quando se transferiu para o PT em busca de mais espaço político. Foi eleita vereadora em Recife em três ocasiões e exerceu o cargo de secretária de Juventude e Emprego na gestão de Eduardo Campos.

Com a continuidade da coligação PSB/PT, que já governa Pernambuco há 16 anos, Marília se filiou ao Solidariedade neste ano como candidata de oposição a Danilo Cabral (PSB), lançado pelo governador Paulo Câmara para sua sucessão.

Embora fora da coligação que inclui o PT no Estado, Marília fez sua campanha colada à imagem de Luiz Inácio Lula da Silva. No estado, as pesquisas sempre mostraram Lula à frente de Jair Bolsonaro (PL) com cerca de 60% das intenções de voto, ante pouco mais de 20% do concorrente.

Já a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra fez uma campanha de primeiro turno colada na chamada “terceira via” para a disputa presidencial.

Ela sempre declarou apoio a Simone Tebet (MDB) no primeiro turno e esquivou-se de optar por Lula ou Bolsonaro para um eventual segundo turno, embora tenha elogiado as administrações petistas. quando questionada sobre um eventual apoio a Lula ou Bolsonaro no Planalto.

A campanha de Raquel foi marcada por um triste acontecimento no dia da votação. Fernando Lucena, marido da candidata, sofreu um mal súbito em casa da família em Caruaru (PE). Lucena tinha 44 anos.

Os pernambucanos elegeram Teresa Leitão (PT) para representá-los no Senado nos próximos oito anos. Com 99,13% das urnas apuradas, ela obteve 46,12% dos votos válidos e ficou em primeiro lugar na disputa eleitoral.

Maria Teresa Leitão de Melo tem 70 anos e nasceu em Olinda (PE). É deputada estadual desde 2003.

Formada em pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, começou a trabalhar na rede estadual de ensino em 1975. Foi diretora da Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco (Aoepe) e presidiu o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

O primeiro suplente de Teresa Leitão é Silvio Costa (Republicanos). Também integra a chapa o segundo suplente Francisco Alexandre (PT).

Fonte: Info Money
Créditos: Polêmica Paraíba