Pedro Gondim e Itamar Franco são patronos do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2014  

O ex-governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim, e o ex-presidente da República, Itamar Franco, são os patronos da Edição 2014 do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública que será entregue na manhã desta terça-feira (09) ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e à Associação das Pioneiras Sociais – Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação

pedro gondim

O ex-governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim, e o ex-presidente da República, Itamar Franco, são os patronos da Edição 2014 do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública que será entregue na manhã desta terça-feira (09) ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e à Associação das Pioneiras Sociais – Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. A Sessão Solene para entrega da comenda será realizada a partir das 10 horas no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, segundo informou a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB).

O Prêmio Transparência e Fiscalização Pública é concedido anualmente pela Mesa Diretora e pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados e engloba as Categorias “Sociedade Civil” e “Governamental”. Neste ano, na Categoria Sociedade Civil, a Associação das Pioneiras Sociais – Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação será agraciada com o Prêmio Pedro Gondim. Já na Categoria Governamental o Prêmio Itamar Franco será entregue ao Tribunal de Contas da Paraíba.

A Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação foi escolhida entre duas indicações, sendo a segunda indicada a Associação Contas Abertas. Já o TCE-PB foi escolhido numa lista de seis indicações que incluiu, além da Corte de Contas paraibana, a Controladoria-Geral da União, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, a Prefeitura da Cidade de Recife/PE, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e Valmir Campelo (ex-ministro do Tribunal de Contas da União e atual vice-presidente de Governo do Banco do Brasil).

Durante reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, realizada no dia 10 de outubro de 2014, dos doze votantes, 10 elegeram a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação e oito escolheram o Tribunal de Contas da Paraíba.

A rede Sarah foi indicada pelo líder do PRB, deputado George Hilton. Já o TCE-PB foi indicado pelo presidente da CFFC, deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), que ressaltou, dentre outras ações do Tribunal de Contas para garantir a transparência e a fiscalização pública na Paraíba, o incentivo dado ao cidadão paraibano no sentido do exercício do controle social por meio do programa “Diálogo Público-PB – o TCE e o Controle Social”.