PEsquisa eleitoral

Paraná Pesquisas aponta Tarcísio de Freitas como principal adversário de Lula em 2026; veja cenários

Uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira (13), aponta que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o principal adversário do presidente Lula (PT) para as eleições presidenciais de 2026.

O instituto realizou cinco pesquisas, sendo quatro estimuladas (quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos) e uma espontânea (quando não são apresentados os nomes).

Para a pesquisa espontânea, Lula aparece com 22,1% das intenções de voto, seguido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 14,3%. Tarcísio está em terceiro, com 1,3%.

No entanto, a preço de hoje, Bolsonaro está inelegível até 2023 por uma condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, o Paraná Pesquisas não colocou o nome do ex-presidente nas pesquisas estimuladas.

Cenário 1

Em um primeiro cenário, Lula tem 36,6% das intenções de voto, contra 12,7% de Tarcísio. Ainda aparecem a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 7,4%; o senador Sergio Moro (União-PR), com 6,7%; e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6,3%.

Completam a lista o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 5,7%; o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com 4,6%; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 2,1%; a senadora Tereza Cristina (PP-MS), com 1,9%; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 1,2%.

Cenário 2

O segundo cenário foi medido sem a presença dos governadores de Minas Gerais, Paraná e Goiás. Para esse levantamento, Lula tem 37,6% das intenções de voto e Tarcísio 18,9%. Simone Tebet somou 9%, Ciro Gomes, 8,7% e Eduardo Leite, 3,7%.

Cenário 3

Outra simulação foi entre Lula e os governadores de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de Simone Tebet e Ciro Gomes. Aqui, Lula somou 37,6% das intenções de voto, contra com 15,3% de Romeu Zema; 8,8% de Ciro Gomes e Simone Tebet (empatados); e 4% de Eduardo Leite.

Cenário 4

O último cenário contra com o governador do Paraná, de Minas Gerais e Goiás, além de Ciro e Simone Tebet. Lula teve 37,7% das respostas, contra 12,8% de Ratinho Júnior; 9,2% de Ciro Gomes; 8,7% de Simone Tebet e 4,1% de Eduardo Leite.

A pesquisa

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.020 eleitores em 126 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/2.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba